As perspectivas para o agro são positivas. A Federação da Agricultura e Pecuária (FAEMG) divulgou ontem (23) a estimativa de geração de renda na agropecuária de Minas Gerais, considerando os dados até agosto de 2024 e ela é positiva, chegando a R$ 144,27 bilhões. O dado consta no documento que analisa o novo
As atualizações das estatísticas de produção, especialmente da pecuária, favoreceram o resultado. Outros produtos que contribuíram foram o café, o leite, a soja, a bovinocultura de corte e a cana. O documento traz a análise de estimativa para o ano, considerando a evolução da produção e dos preços até agosto desse ano, e representa uma importante análise de desempenho do setor.
Leia mais:
Os dados de 2023 para a produção de leite e ovos foram revistos, considerando a Pesquisa Pecuária Municipal, bem como as estimativas para 2024 para todos os produtos, dada a divulgação do 2º trimestre desse ano. Com isso, o resultado geral das cadeias pecuárias foi positivo, justificado também pelos resultados de médias de preços, especialmente de frango e suínos.
Já no caso dos produtos agrícolas, a atualização da Pesquisa Agrícola Municipal 2023 possibilitou a atualização da base para os produtos cebola e abacaxi, bem como a divulgação dos novos relatórios de cana e de café pela CONAB para a safra 2024.