O caminho mais rápido para sair da fome e da pobreza é por meio de investimentos em agricultura. Essa foi a tônica do lançamento do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo”, realizado no Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira (24).
O presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da Organização das Nações Unidas (ONU), Álvaro Lario reforçou que é preciso investir no agro, com o foco nos pequenos produtores. Lario lembrou que é preciso introduzir financiamentos do setor privado e garantir financiamento mais barato para os países que mais precisam de apoio.
Entre as 119 nações de baixa e média renda analisadas, cerca de 63% têm acesso limitado ou moderado ao financiamento.
O relatório “O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo” revela que mais de 733 milhões de pessoas convivera com a fome em 2023, mas 2,3 bilhões de pessoas passam por insegurança alimentar, ou seja não tem perspectiva de alimentação. O saldo do relatório se manteve em nível “muito alto” nos últimos três anos (2021-2023).
Ainda segundo o relatório, o planeta está longe de alcançar o marca de Fome Zero, até 2030. Ao invés de avançar nos últimos, o documento mostra que o mundo está com mesmo níveis de desnutrição dos de 2008-2009.
O lançamento deste raio x da segurança alimentar foi realizado em paralelo às reuniões ministeriais do G20 realizadas no Rio de Janeiro, no Galpão da Cidadania, na Gamboa, zona portuária do Rio.
Leia mais: