Ouvindo...

Minas vai ganhar Museu da Agrociência Sustentável Alysson Paolinelli, em Uberaba

Ex-ministro da agricultura emprestará nome ao espaço, fruto da parceria entre Embrapa, Epamig e Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia LTDA (Ciitta)

Ex-ministro, um pouco antes de falecer, em sua casa, em Lagoa Santa, na RMBH

Uberaba vai ganhar um espaço para a pesquisa e disseminação do conhecimento do universo do agro com o nome do ex-ministro da agricultura mineiro Alisson Paolinelli. O termo de cooperação que viabilizará o Museu da Agrociência Sustentável será assinado entre Embrapa, Epamig e Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia LTDA (Ciitta), durante a Expozebu que acontecerá entre 27 de abril e 5 de maio no Parque Fernando Costa em Uberaba.

O museu será instalado no Campo Experimental Getúlio Vargas da Epamig, na mesma cidade, com gestão do Ciitta. A ideia é resgatar a história de sucesso do desenvolvimento agropecuário brasileiro nos últimos 50 anos e acompanhar sua transição para a sustentabilidade, em um futuro próximo. Pretende-se também estruturar um sistema de informação para sistematizar e acompanhar o desenvolvimento de pacote tecnológico para a agricultura tropical em diferentes países.

Indicado ao Prêmio Nobel da Paz

Paolinelli, que faleceu em junho do ano passado, aos 86 anos, é considerado um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira. Foi ele quem introduziu e disseminou o uso da tecnologia e da pesquisa na produção agrícola, culminando com a criação da Embrapa e com o boom agropecuário brasileiro. O ex-ministro também ficou conhecido por sua defesa da segurança alimentar mundial, bandeira que o fez ser indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021. Paolinelli nasceu em 1936 em Bambuí. Engenheiro agrônomo, foi ministro da Agricultura no governo Geisel, nos anos 70, secretário da Agricultura de Minas, professor e presidente da CNA (Confederação da Agricultura do Brasil. Além de seu conhecimento técnico, Paolinelli encantava a todos por sua cordialidade, simpatia e humildade.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.