Todos os anos, nessa época, a chocolatier Anna Theresa Falci fica apertada com as dezenas de encomendas de ovos de Páscoa. Formada pela famosa escola Le Córdon Bleu de Paris, suas produções costumam fazer sucesso na internet. “Sempre contrato um ajudante para dar conta do recado. Esse ano, foram tantos pedidos que tive que contratar dois”, conta ela, bem-humorada.
De dois anos pra cá, atendendo a pedidos, Theresa teve que aprender a fazer uma receita que nunca tinha experimentado: a do ovo de Páscoa vegano, que não utiliza nenhum produto de origem animal em sua composição.
Uma pessoa pode consumir entre 20 g e 40 g por dia de chocolate vegano 70% cacau,
Ela explica que ingredientes como o leite, o mel e a manteiga são substituídos por outros de origem vegetal como a manteiga de cacau ou de amêndoas, o leite de soja, de amêndoas ou de coco. Para adoçar, em geral, usa-se o xilitol, o açúcar demerara e o eritritol. A produção é feita a partir do cacau mesmo ou de sua massa que ocupa em torno de 40% de sua composição.
Fato é que os ovos feitos com produtos que não têm origem animal em sua composição ocupam cada vez mais espaço entre os principais fabricantes e no cardápio de chocolateiros profissionais. Mas do que é mesmo feito o chocolate vegano? Qual o sabor do doce? Quais são seus benefícios para a saúde?
Bom, por possuir uma alta quantidade de cacau e menos gordura em sua composição, o chocolate vegano é um alimento saudável. Seu consumo de maneira adequada e equilibrada proporciona benefícios à saúde devido à presença de compostos bioativos como os antioxidantes.
Theresa lembra que os chocolates feitos com grãos de cacau como o chocolate amargo acima de 70% são benéficos em função da presença de zinco, selênio, cobre, magnésio e antioxidantes.
A jornalista gastronômica e colunista do Itatiaia Gastrô, Clara Senra, salienta que o chocolate vegano é uma alternativa deliciosa para aqueles que seguem uma dieta vegana ou têm restrições alimentares. “Existem diversas opções no mercado, desde barras de chocolate amargo até chocolates com sabores mais exóticos, como laranja, menta ou pimenta. Além disso, o chocolate vegano também pode ser usado em diversas receitas, como bolos, cookies e mousses, proporcionando um sabor rico e indulgente sem comprometer os princípios éticos ou dietéticos”, disse.
Os antioxidantes presentes no cacau são denominados substâncias que realizam funções importantes no nosso organismo como a de auxiliar na neutralização da ação dos radicais livres.
Combate ao colesterol
Alguns estudos sugerem que o consumo de chocolate do tipo amargo está associado a redução de doenças cardíacas, pressão arterial e peroxidação lipídica.
A ação dos compostos presentes no chocolate pode contribuir para a função endotelial e melhorar os níveis de pressão arterial, resistência à insulina, o que resulta em melhores condições clínicas, sendo que o endotélio libera substâncias vasoativas.
Regula o intestino
Os compostos bioativos presentes no chocolate como os flavonóides favorecem as bactérias benéficas presentes no intestino, o que contribui para um melhor funcionamento intestinal.
Chocolate vegano engorda?
O chocolate vegano, assim como todo chocolate, possui calorias, que quando ingeridas em grandes quantidades, causam o aumento de peso. Portanto, o correto é consumir pequenas quantidades ao longo dos dias.
De que tipos são?
Entre as versões disponíveis no mercado, estão os chocolates adocicados, que possuem açúcar de coco, por exemplo; os amargos (zero açúcar); chocolate branco; chocolates enriquecidos com frutas secas, amêndoas e castanhas.
Qual é o sabor do chocolate vegano?
O sabor do chocolate vegano é bem parecido com o chocolate tradicional. O que pode alterar o sabor do produto é a composição dos ingredientes. É preciso levar em consideração, também, que o tipo da semente do cacau e o trabalho que é feito com o fruto (fermentação, secagem e torra da semente do cacau) pode influenciar no sabor.
Quais os benefícios?
O chocolate vegano é mais nutritivo do que o chocolate tradicional por ser menos gorduroso. Sua composição de cacau pode chegar a 70%, quantidade que traz benefícios à saúde. Confira alguns deles:
- Melhora no humor;
- Combate ao colesterol “ruim” (LDL) e aumento do colesterol “bom” (HDL);
- Diminuição da pressão arterial;
- Auxílio na regulação da função intestinal.
Outro benefício importante do chocolate vegano é o consumo por pessoas intolerantes ou alérgicas à lactose.
Quem pode consumir o chocolate vegano?
Todos, exceto os diabéticos, que não devem abusar do doce. Quem faz dieta também deve preferir o chocolate vegano amargo.
Algumas curiosidades sobre os ovos de Páscoa:
- Antigamente, ovos de galinha decorados eram trocados entre amigos e parentes na época da Páscoa. Alguns historiadores acreditam que a tradição tenha sido criada pelos chineses; outros a atribuem aos persas.
- A prática faz sentido, uma vez que o ovo representa renascimento de Cristo.
- Doceiros franceses do século XVIII, então, pensaram: “Por que não rechear esses ovos com chocolate?"Foi assim que as patisseries francesas passaram a vender ovos sem gemas e claras, porém cheios de chocolate.
- Anos mais tarde, surgiriam os primeiros ovos de Páscoa feitos de chocolate, dessa vez, recheados com bombons.
Quer experimentar fazer você mesmo?
Clara Senra e o filhos Heitor e Helena
Essa receita da Clara Senra é versátil e você pode ajustar os ingredientes de acordo com suas preferências pessoais. Experimente diferentes combinações de sabores e adições para criar seu próprio chocolate vegano delicioso!
Ingredientes:
- 1 xícara de cacau em pó
- 1/2 xícara de óleo de coco derretido
- 1/4 xícara de xarope de bordo ou agave (ou a gosto)
- Uma pitada de sal
- Opcionais: extrato de baunilha, nibs de cacau, frutas secas, nozes picadas, ou qualquer outro ingrediente que deseje adicionar ao chocolate.
Instruções:
1. Em uma tigela grande, misture o cacau em pó, o óleo de coco derretido, o xarope de bordo (ou agave) e uma pitada de sal. Misture bem até obter uma massa homogênea e cremosa.
2. Se desejar, adicione o extrato de baunilha ou outros sabores desejados à mistura.
3. Se estiver adicionando nibs de cacau, frutas secas, nozes ou outros ingredientes, misture-os delicadamente na massa de chocolate.
4. Despeje a mistura em moldes de silicone ou em uma forma forrada com papel manteiga.
5. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora, ou até que o chocolate esteja completamente firme.
6. Depois de endurecer, retire o chocolate dos moldes ou corte-o em pedaços.
7. Armazene o chocolate vegano em um recipiente hermético na geladeira por até duas semanas.