Se era ‘gritar’ que eles queriam, conseguiram. O
Governador Romeu Zema retirou isenção do ICMS para laticínios que comprarem leite importado
O que eles reivindicam?
Entre as principais reivindicações do documento, estão o fim das importações de leite em pó do Uruguai e da Argentina; ampliação dos prazos de pagamento do crédito rural e inclusão definitiva do leite nos programas de alimentação do governo. Antônio de Salvo agradeceu a presença de todos os que ‘deixaram suas atividades e vieram para a capital lutar pelos interesses da classe e pela manutenção da atividade leiteira’. “Estejam certos de que vocês vão voltar para suas fazendas muito mais confiantes”, prometeu.
Sete mil produtores rurais lotaram o Espaço Multisuso do Expominas
Fim da isenção de ICMS para quem importar
E cumpriu. A plateia comemorou com gritos, palmas e assobios quando o governador anunciou que, a partir de agora,
De Salvo complementou dizendo que o evento não ficará restrito a Minas. “Somos o Estado mais afetado porque somos os maiores produtores. Mas esse é um problema que afeta várias partes do país e vamos sair por aí, ‘gritando’ cada vez mais alto. Por enquanto, nosso grito é de dor ou de raiva. Vamos ver se eles conseguem nos entender por bem. Se não conseguirem, se o que estamos fazendo de forma ordeira e pacífica, não der resultado, veremos o que será preciso fazer para que nos entendam”, disse De Salvo, subindo o tom.
Momento da assinatura do Manifesto que será enviado ao Governo Federal
‘A questão não é mais técnica. É de falta de vontade política’
O secretário Thales Fernandes disse à Itatiaia que ficou muito satisfeito com a grande adesão ao “Minas Grita pelo Leite”. “É isso que queremos: sermos ouvidos. A gente sabe que a solução existe. Há um ano e três meses atrás não existia esse problema. Ele foi criado há um ano e três meses e todo mundo sabe do que que eu estou falando. Tudo que negociamos com o Governo Federal, não fomos atendidos até agora. Esse movimento é exatamente para cobrar, para que eles saibam que estamos no calcanhar deles.”
O secretário também agradeceu ao governador a publicação do decreto que retira isenção do ICMS dos laticínios que importam leite. Mas lembrou que providências, como essa, precisam ser tomadas a nível nacional. “Precisamos voltar a ter previsibilidade e estabilidade na pecuária leiteira, como tínhamos há dois, três anos atrás. Nunca foi o melhor negócio do mundo, mas não pode ser do jeito que está agora. Eu também sou produtor rural e sinto isso na pele. A questão não é mais técnica, é de falta de vontade política”.