Rolândia, no Norte do Paraná, ganhou o maior e mais tecnológico berçário de pintinhos do Brasil. A estrutura foi construída pela multinacional brasileira JBS, que investiu mais de R$ 600 milhões para recuperar a granja, atingida por um incêndio em 2023.
O novo berçário ocupa uma área superior a 16 mil metros quadrados, equivalente a dois campos de futebol, e tem capacidade de incubar mais de 16 milhões de ovos férteis por mês. O ambiente e clima da granja são controlados, para favorecer o desenvolvimento de embriões com maior eficiência e qualidade.
Vamiré Luiz Sens Júnior, gerente-executivo de Sustentabilidade Agropecuária da Seara, afirma que a reconstrução do berçário teve como foco o desenvolvimento de uma operação completamente mordernizada.
‘Tudo foi projetado de modo a assegurar excelentes níveis de eficiência e otimização dos recursos naturais. Além das melhorias do processo, a incubação realizada mais próxima às granjas reduz o tempo de deslocamento de ovos e pintos, resultando em um serviço ainda melhor aos nossos parceiros integrados’.
A nova grança ainda conta com uma sala de controle de climatização, sistema de alarmes e monitoramento ambiental, com câmeras por toda a unidade, além de instrumentos para o controle de incêndios. Por meio da tecnologia, a unidade vai economizar cerca de 200 mil litros de água por mês.
O novo berçário de pintinhos de Rolândia entra em operação na segunda quinzena de fevereiro.