Agricultores familiares de 15 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba receberam kits de irrigação por gotejamento, por meio do programa Irriga Minas, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Com as entregas iniciadas esse mês nas duas regiões, agricultores como Aparecido Donizete Gonçalves Borges, do município de Campina Verde, planejam diversificar o cultivo, ampliando a renda familiar.
Questionada sobre porquê foi dada prioridade a essa região do estado uma vez que dos 135 municípios que decretaram situação de emergência em função da seca, a maior parte está no Norte de Minas e Vales do Mucuri e Jequitinhonha, a Seapa informou que as regiões Norte e Vale Jequitinhonha já foram atendidas com entregas de kits irrigação, este ano, realizadas em parcerias com a Comissão de Participação Popular da ALMG, com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio do programa “Percursos Gerais” e de convênios com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As duas regiões serão novamente atendidas, nas próximas semanas com aproximadamente 400 kits cada.
No Norte de Minas, já existem relatos de morte de gado em função da falta d'´agua e pasto insuficiente. Em alguns municípios não chove há oito meses. Até 11/10, 135 municípios mineiros haviam decretado situação de emergência por causa da seca ou estiagem. Segundo a climatologia, o período de seca em Minas Gerais vai de abril a setembro, mas em algumas regiões os impactos podem persistir até novembro.