Ouvindo...

ABCZ leva programa de melhoramento genético para criatório na Bolívia; veja fotos

A adesão foi oficializada durante o Dia de Campo na semana passada; Equador, Panamá, Guatemala e Costa Rica devem ser os próximos países a receber a tecnologia

A conformação, temperamento e a constituição de seus tecidos são alguns dos principais atributos

A Associação Brasileira de Criadores de Zebu acaba de implantar, de forma inédita, o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ Corte), em um criatório da Bolívia, na região de Beni. A Fazenda Santo Domingo, do criador Percy Suarez, localizada em Trinidad-Beni, no norte boliviano, entra para a história como a primeira a aderir ao programa. A adesão foi oficializada durante o Dia de Campo PMGZ, realizado na propriedade pioneira, em parceria com a Asocebu (Asociación Boliviana de Criadores de Cebú). Em ato simbólico, o gerente de fomento do PMGZ, Ricardo Abreu, colocou o bóton de caranguejo (símbolo da ABCZ) no pecuarista Percy Suarez.

Ricardo conta que a ABCZ sempre foi uma referência na criação e seleção dos melhores animais e exemplares da raça. O trabalho começou em 1919 quando a Associação foi criada em Uberaba. De lá pra cá, foram muitas conquistas, estudos e evoluções tecnólogicas. Em 2017, um Acordo de Cooperação Técnica foi assinado com a Asocebu para levar toda a expertise adquirida para o país vizinho. Desde então, técnicos e especialistas participam de jornadas, Dias de Campo e Exposições Agropecuárias no estado de Santa Cruz. Também foi implantado o PMGZ em cerca de 20 fazendas. “Hoje, devem haver na Bolívia, cerca de 15 mil matrizes ativas. A ABCZ acompanha a evolução genética desses rebanhos, fazendo (ou sugerindo) as adequações necessárias

Dia de Campo

Cerca de 40 produtores bolivianos participaram de um Dia de Campo na semana passada na Fazenda Santo Domingo. A equipe da ABCZ implantou o PMGZ na Fazenda San Antonio e na Fazenda La Isla, foi implantado o 1º PMGZ comercial e internacional com o objetivo de fazer a avaliação de fêmeas. O local também recebeu o Dia de Campo que contou com palestras técnicas, aulas práticas, avaliação visual e morfologia das fêmeas.

“Estamos muito honrados em contribuir com o melhoramento genético dos rebanhos bolivianos. Estamos apresentando aos criadores a estrutura de trabalho do PMGZ, a importância da coleta de dados e da avaliação visual pelo método EPMURAS. Também estamos capacitando-os para operar o Sistema de Avaliação de Genética (SIAG), e o Produz, que auxiliam no gerenciamento dos rebanhos”, ressaltou Ricardo Abreu, na ocasião.

O PMGZ deverá em breve ser implantado também no Equador, Guatemala e Costa Rica.

Segundo Ricardo, o que mais o gratifica é poder contribuir para a evolução da raça, ajudando os produtores a produzir carne e leite cada vez com mais qualidade e lucratividade.

História e características da raça

O gado Zebu foi trazido da África para o Brasil no início do século XX. Sua principal característica de identificação é a corcova, também chamada giba ou cupim aqui no Brasil. A conformação, temperamento e a constituição de seus tecidos são alguns dos principais atributos que distingue os zebuínos. Ele é conhecido por sua rusticidade e tem uma excelente adaptação a climas quentes tropicais.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.