Autoridades sanitárias da Alemanha confirmam mais um caso de gripe suína numa pequena propriedade em Bramdeburgo, leste do país. uma fazendinha com apenas 11 animais e todos foram abatidos.
A doença que é letal para os porcos que são mortos o mais rápido possível para não espalhar em outros criatórios. A presença da gripe suína numa determinada região inviabiliza todo o comércio naquele lugar e adjacências.
Uma divisão sanitária de Brandemburgo informou que foram detectados 3 mil casos de peste suína africana em javalis e o surto está sob investigação.
O governo alemão tem buscado reduzir a população de javalis na Alemanha. São animais que se reúnem em grupos numerosos , soa perigosos e percorrem grandes distâncias a procura de alimentos. O deslocamento dos javalis dificulta o combate da gripe suína africana que vai se proliferando.
Gripe aviária
Antes da decisão do governo argentino decretar a auto-suspensão dos embarques de frango e ovos para o mercado internacional, o Japão já havia bloqueado a importação dos produtos avícolas da Argentina.
A carne e os ovos só serão comercializados internamente, até que se contenha o surto da doença que vai só crescendo.