Começou ontem (18) e segue até sexta-feira (21) o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, em Poços de Caldas, reunindo 600 pessoas entre produtores e pesquisadores da cafeicultura nacional. Durante a solenidade de abertura, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida, destacou a relevância do café para o setor agropecuário de Minas Gerais com receita de U$S 4 bilhões só este ano.
Promovido pela Fundação Procafé, com a co-participação da Embrapa-Café, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), da UNIBE e da UFLA, o evento tem o objetivo de reunir equipes de técnicos ligadas à pesquisa e à difusão de tecnologias, para discutir e divulgar as inovações do setor nos últimos anos.
Trata-se de um ponto de encontro entre a pesquisa e a difusão tecnológica, beneficiando todo o setor cafeeiro. Estão previstas apresentações de trabalhos científicos, seminários e debates, além de um Dia de Campo, com demonstrações tecnológicas em lavouras de café. Durante o congresso, também serão lançadas três novas cultivares de café. No ambiente do evento, em salão próximo, ocorre uma exposição de produtos, serviços e maquinários agrícolas de empresas do segmento.
O pesquisador da Epamig, Antônio Alves Pereira, disse que a pesquisa constante é a principal responsável pela melhora da qualidade do café nacional. “Nós, juntamente com pesquisadores da Univiçosa, UFLA e Embrapa Café trabalhamos no melhoramento genético com enfoque na resistência à doenças, pragas, nematoides, déficits hídricos e tolerância ao calor. E não podemos deixar de mencionar a contribuição dos cafeicultores parceiros para a efetivação dessa pesquisa nas várias regiões cafeeiras do estado.
Congresso Brasileiro de Pesquisas Caffeeiras
Data: 18 a 21/10/2022
Local: Casino Palace, Parque Afonso Junqueira S/N, Centro, Poços de Caldas-MG, Tel (35) 3697-2391
(*) Colaborou EstelaTorres