A Polícia Civil detalhou nesta quinta-feira a apreensão de quase uma tonelada de maconha. Os entorpecentes foram encontrados na madrugada dessa quarta-feira (18) em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em um fundo falso de uma carreta.
De acordo com o delegado Daniel Araújo, a maconha é originária do Paraguai. A carga saiu do Paraná e tinha como destino Ouro Preto, na região Central de Minas. “Ela é cultivada e processada no Paraguai, transportada para o Brasil, dos estados fronteiriços até os maiores consumidores que estão na região Sudeste, onde vai ser distribuída e levada ao consumidor final.”
O condutor do caminhão, Jonatan Celestino dos Santos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e disse aos policiais que receberia R$ 10 mil pelo transporte da carga, mas negou saber do que se tratava.
As drogas tinham adesivos diferentes em cada embalagem. Segundo o delegado, isso é uma forma de marcar os entorpecentes. “Cada organização criminosa tenta trazer a sua marca para a droga, isso aí é uma cultura que eles fazem para tentar identificar, para saber a origem e para quem seria destinada essa droga.”