System.Collections.Generic.List`1[Site.ViewModels.BannerTopoViewModel]

Notícias

Médicos prometem paralisar atividades após nova onda de violência nas unidades de saúde

Por Redação , 13/07/2017 às 09:25
atualizado em: 13/07/2017 às 13:18

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Ouça acima a reportagem completa de Rafael Nonato.
Ouça acima a reportagem completa de Rafael Nonato.

Médicos da UPA Nordeste, em Belo Horizonte, prometem paralisar as atividades na próxima terça-feira. A decisão foi tomada em reunião na noite dessa quarta, depois que mais um profissional da saúde foi agredido na unidade, localizada no Bairro São Paulo. Este foi o quinto caso de violência registrado no local apenas nesta semana.

Uma médica que trabalha na UPA descreveu a rotina de medo e reclamou das condições precárias da unidade. “A gente mudou a sede da UPA Nordeste recentemente, a gente foi para uma região que é uma área de risco. Os guardas municipais saíram, então não temos mais segurança na porta igual a gente tinha antigamente. A entrada é uma grade baixa, então, qualquer paciente que chega à noite e fala ‘eu quero entrar’, o porteiro, como está sozinho, de peito aberto, sem arma, sem condição, ele deixa todo mundo entrar”, disse a profissional, que não quis se identificar.

A situação das UPAs e dos centros de saúde da capital foi tema de reunião na noite passada no Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed). Ariete Araújo, diretora do órgão, voltou a cobrar providências da prefeitura, que, segundo ela, vem adiando soluções para os problemas de infraestrutura e segurança.

“O Sindicato dos Médicos já fez várias notificações à prefeitura. A gente tem questionado a prefeitura a respeito da retirada da Guarda (Municipal), já fizemos até uma notificação extrajudicial e a resposta da prefeitura é que o prazo dado pelo sindicato de 30 dias é muito curto. Mas não é este o prazo. O prazo é desde o ano passado, a gente está cobrando isso também. A gente está pedindo a volta da segurança, escalas completas e condições de trabalho”, pontuou.

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Prefeitura retoma diálogo com moradores de rua em ação para desobstruir vias de BH: https://t.co/6m3Rfcv5T8 https://t.co/XsrbklyYDe

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Senado rejeita tornar funk crime: https://t.co/wNYy66rvE9 https://t.co/TFBADeatIt

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Senado rejeita tornar funk crime: http://bit.ly/2xS0ulf

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Senado rejeita criminalizar funk: http://bit.ly/2xS0ulf

    Acessar Link