Fernando de Noronha: veja atrações culturais e de conscientização, além das praias

Museu dos Tubarões tem entrada gratuita, sendo ótima forma de conhecer sobre as espécies que vivem em Noronha

Museu dos Tubarões tem entrada gratuita, sendo ótima forma de conhecer sobre as espécies que vivem em Noronha

Além das praias paradisíacas e das muitas atrações gastronômicas, o arquipélago de Fernando de Noronha também pode ser apreciado pelo viés cultural e de conscientização acerca da preservação do meio ambiente.

Para entendermos melhor os hábitos dos tubarões, moradores de Noronha, um programa bem interessante é uma visita ao Museu dos Tubarões, totalmente gratuito e dotado de fósseis e réplicas.

“O oceano é um ambiente sem cerca. Das mais de 400 espécies de tubarões existentes, 16 frequentam Noronha. Não são demônios, mas também não são bichinhos de pelúcia. São animais selvagens que conseguimos conviver, respeitando o espaço deles”, diz Léo Veras, curador do museu. Além do tubarão-lixa, descobrimos, por exemplo, que o tubarão-limão e o tubarão-dos-recifes são espécies encontradas por aqui.

O museu também se transforma à noite, já que a área externa com bar e restaurante tem recebido o Festival da Lua Cheia, com shows e gastronomia em celebração ao nascer da lua. As vistas são de arrepiar e, no fim, o brilho da lua deixa a atmosfera ainda mais mágica.

Outras experiências que enriquecem a jornada em Fernando de Noronha têm a ver com conservação e preservação das espécies, palavras-chave no arquipélago. Vale conhecer o trabalho do Projeto Tamar, que atua na proteção e no cuidado de tartarugas marinhas, especialmente durante a incubação e a desova nas praias. Visitar e acompanhar de perto esse trabalho é uma forma de apoiarmos diretamente a conservação.

Outra experiência que reflete esse cuidado é conhecer a Praia do Atalaia, parte do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e acessível apenas por trilhas controladas pelo ICMBio, com número limitado de visitantes por dia e regras rigorosas para proteger a fauna e a flora locais. Estar com um guia, especialmente alguém diretamente ligado ao instituto, dá um tom especial à visita.

A água é extremamente transparente, com altíssima visibilidade, nos revelando desde tubarões-lixa, polvos, moreias, cardumes coloridos até pequenos crustáceos. É importante ficar atenta aos dias de abertura da trilha, já que a praia fica fechada em certos períodos do ano em função do assoreamento e das marés.

Com validade de 10 dias, o ingresso do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha sai por R$ 192 para brasileiros, sendo que estrangeiros pagam R$ 384. Fazem parte do parque locais como a Praia do Sancho, a Baía dos Porcos, a Baía do Sueste, a Praia do Leão e do Atalaia e a Baía dos Golfinhos.

Leia também

O Viagem & Gastronomia, de Daniela Filomeno, também está na Itatiaia. Viagens pelo Brasil e pelo mundo, experiências incríveis, hotéis, gastronomia, cultura e arte.

Ouvindo...