‘Uber Snowmobile': confira o passeio de moto de neve durante a Olimpíada de Inverno

Serviço temporário leva turistas de Cortina aos Três Picos de Lavaredo, a 23 km das arenas, em trajeto de até uma hora sob clima típico alpino

Uber Snowmobiles

Durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, turistas que estiverem em Cortina d’Ampezzo terão uma nova forma de explorar as Dolomitas, cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália. A Uber lançou um serviço temporário de passeios de moto de neve até a região dos Três Picos de Lavaredo, área reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco.

Batizada de Uber Snowmobile, a experiência começou em 7 de fevereiro e ficará disponível por um mês, acompanhando o calendário dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno.

Distância e tempo de percurso

Os Três Picos de Lavaredo estão a cerca de 23 quilômetros dos locais de competição em Cortina.
O passeio inclui:

  • Translado em van a partir do centro de Cortina até o ponto de saída das motos de neve (aproximadamente 30 a 40 minutos, dependendo das condições da estrada);
  • Trajeto de moto de neve com cerca de 7 quilômetros, até a base dos picos, em um percurso que dura cerca de uma hora, incluindo paradas e orientações de segurança.

Clima e condições naturais

No período de inverno, a região registra temperaturas médias entre -5 °C e 5 °C, com possibilidade de neve frequente e neblina, especialmente nas primeiras horas do dia. Em dias de céu aberto, a visibilidade permite ver os picos desde a cidade; já sob neblina, as montanhas surgem de forma gradual durante o trajeto, aumentando o impacto visual da experiência.

Como funciona o passeio

Dolomitas

Os passeios só podem ser reservados pelo aplicativo da Uber e incluem:

  • Transporte em van para até oito pessoas;
  • Acompanhamento de um instrutor especializado, que lidera o grupo durante todo o percurso;
  • Equipamentos de segurança, como capacete obrigatório e manoplas aquecidas.

As primeiras vagas foram rapidamente preenchidas. Segundo o porta-voz da empresa, Caspar Nixon, novas datas devem ser abertas ao longo do mês.

Turismo, aventura e preservação

Conhecidos pelas formações rochosas de calcário, os Três Picos de Lavaredo recebem grande fluxo de visitantes no verão. No inverno, a área é procurada para esqui cross-country, caminhadas com raquetes de neve e trenós.

O uso de motos de neve é permitido apenas em trechos delimitados, como forma de proteger o meio ambiente.

Leia também

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias Turismo e Emprego & Concursos.

Ouvindo...