Serra do Cipó fecha atrativos por causa das chuvas intensas; confira detalhes
Chuvas intensas na região levaram à interdição de cachoeiras e trilhas; visitantes devem acompanhar alertas meteorológicos e orientações oficiais antes de programar passeios.

O Parque Nacional da Serra do Cipó informou, na manhã desta terça-feira (20), o fechamento temporário de alguns atrativos naturais em razão do alto volume de chuvas registrado na região. A medida tem caráter preventivo e busca garantir a segurança dos visitantes.
Estão interditados:
- Cachoeira da Farofa (Portaria Areias)
- Cânion das Bandeirinhas (Portaria Areias)
- Cachoeira das Andorinhas (Portaria Retiro)
O parque abrange áreas dos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região está sob alerta de perigo potencial para chuvas intensas até domingo (25), além de um aviso mais severo previsto para sexta-feira (23) e sábado (24).
O parque reforçou ainda orientações de segurança já divulgadas anteriormente e que seguem válidas durante o período chuvoso:
- Consulte a previsão do tempo antes de iniciar trilhas
- Dê preferência a guias locais
- Evite trilhas sozinho(a) ou sem conhecimento da área
- Respeite sinalizações, placas e limites das áreas naturais
- Em caso de chuva, retorne imediatamente e busque um local seguro
- Acompanhe apenas informações oficiais
A reabertura dos atrativos dependerá da melhora das condições climáticas e de novas avaliações técnicas.
Cachoeiras próximas ao povoado estão abertas
Segundo Júlio Barroso, diretor da Associação Comercial da Serra do Cipó, as cachoeiras próximas ao povoado e às principais pousadas e restaurantes, seguem abertas ao público.
“O fechamento temporário de algumas cachoeiras na Serra do Cipó depende muito do volume de chuva num dado momento e faz com o que o leito dos rios transborde e cause grandes problemas para quem mora naquela região. No caso da Serra do Cipó, há muitas cachoeiras distantes, com acesso difícil, e não há tanta atividade turística nessas cachoeiras. Já as cachoeiras principais da serra, a Cachoeira Grande, o Véu da Noiva, e as mais próximas ao povoado, estão operando normalmente e não se vislumbra fechar as cachoeiras agora. A serra está aberta normalmente, nós estamos no final das férias e quem quiser vir para a serra pode vir tranquilo, porque na parte mais turística, mais interessante, não tem nenhum efeito ruim a chuva que está caindo”, declarou, em entrevista à Itatiaia.
Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego & Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.



