Japão triplica taxa internacional de turismo a partir de julho; veja valores
Cobrança é aplicada a todos os viajantes que deixam o país

O governo do Japão vai aumentar a taxa cobrada de viajantes que deixam o país a partir de 1º de julho. O valor da chamada "taxa de saída" passará de 1.000 ienes para 3.000 ienes, cerca de R$ 95.
A cobrança, que existe desde 2019, é aplicada a todos os passageiros que deixam o território japonês, inclusive cidadãos locais. Na maioria dos casos, o valor já é incorporado automaticamente ao preço das passagens aéreas ou marítimas.
A taxa é cobrada de viajantes com mais de 2 anos de idade. Os recursos são destinados à melhoria da infraestrutura e dos serviços turísticos no país.
Quem tiver passagens emitidas até 30 de junho ainda pagará o valor atual de 1.000 ienes. Já compras realizadas a partir de 1º de julho terão a nova tarifa incorporada.
- Porto Seguro vai cobrar taxa ambiental de turistas que chegam de carro; veja regras
- Monte Verde passa a cobrar taxa ambiental de turistas a partir de julho; entenda a medida
JESTA
Além da mudança na taxa, o Japão também avalia a criação de um sistema eletrônico de autorização de viagem para turistas de 71 países isentos de visto, incluindo o Brasil. O modelo, chamado Japanese Electronic System for Travel Authorization (JESTA), deve ser implementado em 2028 e tem como objetivo reforçar o controle de entrada de estrangeiros e reduzir o tempo de espera na imigração.
Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.



