Itatiaia

Conheça Ipoema, o paraíso das cachoeiras em Minas Gerais

Ipoema reúne mais de 50 cachoeiras, história tropeira e o surpreendente Vale das Crateras em um roteiro a cerca de 80 quilômetros de Belo Horizonte

Por e Ipoema
Conheça Ipoema, o paraíso das cachoeiras em Minas Gerais
Conheça Ipoema, o paraíso das cachoeiras em Minas Gerais • Viajando com Toledo

A aproximadamente 80 quilômetros de Belo Horizonte, Ipoema, distrito de Itabira, é um destino onde história, cultura e natureza caminham lado a lado. Cercado pelas montanhas e com mais de 50 cachoeiras espalhadas pela região, o lugar surpreende pela quantidade de atrativos e pode ser conhecido em um fim de semana.

O passeio pode começar pelo centro do distrito, onde o casario preserva o clima tranquilo do interior. Entre os destaques está a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com sua fachada azul e branca e duas torres. A história local também passa pelo Museu do Tropeiro, que reúne cangalhas, bruacas, arreios, ferraduras, lampiões e outros objetos utilizados pelos homens que percorriam longas distâncias transportando alimentos, mercadorias e notícias pelas montanhas de Minas Gerais.

Mas são as belezas naturais que fazem de Ipoema um destino especial. A Cachoeira Alta, localizada a aproximadamente 12 quilômetros do centro, é uma das mais conhecidas. Na Pousada Cachoeira Patrocínio Amaro, o visitante encontra duas quedas d'água, poços para banho e cenários cercados pela mata. Para quem procura mais aventura, a Cachoeira do Meio impressiona com seus aproximadamente 110 metros de altura e acesso mais exigente.

Outro cenário que merece destaque é o Vale das Crateras. Formações naturais esculpidas ao longo dos anos pelas águas do Ribeirão Santana criaram grandes cavidades nas pedras, além de poços e quedas d'água. O circuito passa pela Cachoeira da Gruta, pelo Poço do Silêncio, pela Cachoeira de Santana e pela Cachoeira dos Imbés. Como existem trechos íngremes, travessias pelo rio e pedras escorregadias, a recomendação é realizar o passeio acompanhado por um guia local.

Depois das trilhas, Ipoema também reserva espaço para a gastronomia mineira. Há restaurantes com pratos feitos a partir de R$ 30, além de self-service, buffet e porções. Para quem deseja passar mais dias na região, existem pousadas próximas ao centro e opções em meio à natureza, com diárias a partir de R$ 240 o casal.

Com história tropeira, comida mineira, dezenas de cachoeiras e paisagens ainda pouco conhecidas, Ipoema mostra que alguns dos cenários mais surpreendentes de Minas Gerais podem estar bem mais perto do que o viajante imagina.

 

Por, Repórter

Jornalista, apresentador e idealizador do Viajando com Toledo, Otávio di Toledo acumula mais de 30 anos de experiência na comunicação e na editoria jornalística. Ao longo da carreira, consolidou-se como referência na produção de conteúdos voltados ao turismo, à cultura e à valorização da história de Minas Gerais. No Itatiaia por Aí, com Toledo, apresenta reportagens que unem informação, entretenimento, aproximando o público dos principais destinos de Minas, do Brasil e do mundo.

Por, Repórter

Apresentador e chefe geral de edição do Viajando com Toledo, Arthur Toledo atua no desenvolvimento estratégico do projeto e acompanha todas as etapas de criação, edição e finalização dos conteúdos. Também está à frente da apresentação das reportagens sobre turismo, cultura, gastronomia e história. No Itatiaia por Aí, com Toledo, divide a bancada com seu pai, Otávio di Toledo, conectando o público aos principais destinos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo.

 

 

Belo Horizonte