Gouveia: montanhas gigantes, animais curiosos e sete cachoeiras
Nossa viagem pelo coração da Serra do Espinhaço revelou uma cidade histórica que reúne paisagens impressionantes, preservação ambiental, cachoeiras e gastronomia

Durante esta semana, o Viajando com Toledo apresentou, no Itatiaia por Aí, algumas das principais atrações de Gouveia, município localizado a aproximadamente 250 quilômetros de Belo Horizonte. A viagem começou pela Serra do Camilinho, com suas formações rochosas que lembram o Grand Cânion, nos Estados Unidos. São paisagens que impressionam quem passa pela estrada e mostram o potencial turístico da região.
Também conhecemos a história da cidade, que nasceu no século XVIII durante a exploração de ouro e diamantes. O nome homenageia Maria de Gouveia, personagem importante na formação do antigo povoado. Visitamos ainda a região da Igreja Matriz de Santo Antônio, padroeiro do município.
Outra parada especial foi a Reserva Curral de Pedras, onde voluntários da ONG Caminhos da Serra desenvolvem um trabalho de recuperação de animais silvestres.
Nas montanhas do Espinhaço, descobrimos espécies curiosas, como a perereca de pijama, o beija flor de gravata e a canela de ema gigante, planta que cresce cerca de um centímetro por ano. Acompanhamos também a importância ambiental do Rio Paraúna, que deságua no Rio das Velhas.
Na comunidade da Prata, encontramos uma fazenda com sete cachoeiras, trilhas, mirantes e pinturas rupestres, uma opção interessante para quem busca contato com a natureza.
E, como uma boa viagem por Minas também passa pela mesa, encerramos nossa visita no Restaurante Picolino, conhecendo o frango ao molho pardo falso, preparado sem sangue e acompanhado de outras delícias mineiras.
Gouveia mostrou que tem muito mais do que belas montanhas. É um destino que reúne história, biodiversidade, hospitalidade e sabores que merecem ser conhecidos.
Continue acompanhando o Itatiaia por Aí no Viajando com Toledo e na Rádio Itatiaia para descobrir outros tesouros de Minas Gerais.
- O Grand Cânion de Minas Gerais fica em Gouveia
- Gouveia, em Minas Gerais: história de ouro, diamantes e muita fé
- Biodiversidade: vegetação, espécies curiosas e rios mostram riqueza natural de Gouveia
- Gouveia: conheça sete cachoeiras e um frango ao molho pardo falso
Itatiaia por Aí. Roteiro Certo. Minas Mais Perto.
Jornalista, apresentador e idealizador do Viajando com Toledo, Otávio di Toledo acumula mais de 30 anos de experiência na comunicação e na editoria jornalística. Ao longo da carreira, consolidou-se como referência na produção de conteúdos voltados ao turismo, à cultura e à valorização da história de Minas Gerais. No Itatiaia por Aí, com Toledo, apresenta reportagens que unem informação, entretenimento, aproximando o público dos principais destinos de Minas, do Brasil e do mundo.
Apresentador e chefe geral de edição do Viajando com Toledo, Arthur Toledo atua no desenvolvimento estratégico do projeto e acompanha todas as etapas de criação, edição e finalização dos conteúdos. Também está à frente da apresentação das reportagens sobre turismo, cultura, gastronomia e história. No Itatiaia por Aí, com Toledo, divide a bancada com seu pai, Otávio di Toledo, conectando o público aos principais destinos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo.




















