Ilha da Sicília se prepara para receber turistas após sucesso de 'A Odisseia'
Favignana, na Sicília, espera aumento no número de visitantes após aparecer como Ítaca na produção de Christopher Nolan

Uma pequena ilha do Mediterrâneo pode entrar no radar de turistas interessados em conhecer lugares que já serviram de cenário para grandes produções do cinema. Favignana, na Sicília, na Itália, foi escolhida para representar Ítaca em “A Odisseia”, novo filme de Christopher Nolan, e se prepara para uma possível alta no número de visitantes.
O longa reconta a história de Odisseu, personagem da obra de Homero que enfrenta uma longa jornada de volta para casa depois da Guerra de Troia. Lançado no mês passado, o filme arrecadou mais de US$ 264 milhões no mundo durante o fim de semana de estreia, o maior resultado da carreira de Nolan.
Favignana é a maior das Ilhas Égadas e está localizada a cerca de sete quilômetros da costa oeste da Sicília. Entre os locais utilizados nas gravações está o Castello di Santa Caterina, fortaleza construída no ponto mais alto da ilha e que aparece na produção como o palácio de Odisseu.
- Caminhos de Minas: conheça Catas Altas, destino histórico aos pés da Serra do Caraça
- Terremoto na Colômbia: Avianca anuncia medidas emergenciais para passageiros afetados
Atração turística
A repercussão do filme já levou autoridades locais a planejarem uma atração dedicada à produção. A proposta conta com apoio do departamento de cultura da Sicília e da Universal Pictures e prevê a criação de uma exposição na antiga fábrica de processamento de atum da Florio, espaço que também funcionou como sede das gravações.
A expectativa é que a exposição seja inaugurada em outubro. O espaço deverá apresentar detalhes do processo de produção e reunir figurinos e equipamentos utilizados durante as filmagens.
Com cerca de 3 mil moradores, Favignana espera que a visibilidade conquistada pelo filme ajude a movimentar o turismo local e desperte o interesse também por outros destinos da região oeste da Sicília.
Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.



