Feriados: BH Airport deve receber 1,12 milhão de passageiros em novembro
Terminal prevê mais de 45 mil viajantes no dia de maior movimento; programação inclui voos extras e novas rotas nacionais e internacionais

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deve receber cerca de 1,12 milhão de passageiros em novembro. A previsão é de mais de 9,5 mil movimentações de aeronaves, entre pousos e decolagens, ao longo do mês. Os feriados de Finados e da Consciência Negra devem contribuir para o aumento do fluxo no terminal.
A estimativa representa alta de 0,6% em relação a novembro de 2025. Na comparação com o mesmo mês de 2023, quando 887.552 passageiros passaram pelo aeroporto, o crescimento projetado é de 26,5%.
Para o feriado de Finados, são esperados 180.970 passageiros entre esta sexta-feira (30) e 3 de novembro. O último dia do período deve concentrar o maior movimento, com previsão de 43.373 viajantes. O volume representa aumento de 37,2% em relação ao feriado de 2023.
Já no feriado da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a expectativa é de 181.795 passageiros entre os dias 19 e 23. A data deve registrar o maior fluxo do mês, com 45.468 viajantes. Na comparação com o mesmo período de 2023, a projeção representa alta de 23,1%. Em relação a 2025, o aumento estimado é de 6,1%.
Para atender à demanda, as companhias aéreas programaram 96 voos extras. Entre os destinos mais procurados estão Parauapebas (PA), Ilhéus (BA) e Rio de Janeiro (RJ).
- Brasil tem três parques aquáticos entre os mais visitados do mundo; veja ranking
- Caverna Desmoronada, no PETAR, reabre à visitação após 15 anos fechada
Novos voos nacionais e internacionais
A malha aérea do aeroporto terá novidades a partir de novembro. No dia 1º, começa a operação de voos diretos para Macapá, no Amapá, com quatro frequências semanais, às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos. Com a nova ligação, o terminal passa a oferecer voos sem escalas para 26 das 27 capitais brasileiras.
Parnaíba, no Piauí, retorna à programação em 18 de novembro, com voos às quartas-feiras e aos sábados. Para a alta temporada, está prevista ainda a retomada das operações para Cabo Frio, no Rio de Janeiro, a partir de 12 de dezembro. A rota terá quatro frequências semanais, às terças, quartas, sextas-feiras e sábados.
Outra novidade anunciada é a inclusão de Angra dos Reis, no litoral sul fluminense, na malha doméstica. A rota inédita será operada pela Azul Conecta e ampliará as opções de voos para a alta temporada de verão.
No mercado internacional, o aeroporto terá voos sazonais para Punta del Este, no Uruguai, entre 14 de dezembro e fevereiro de 2027. As operações ocorrerão às segundas e sextas-feiras. As partidas de Confins estão previstas para 11h50, com chegada ao destino às 15h30. No sentido inverso, os voos sairão às 16h45 e chegarão às 20h.
A ligação com o balneário uruguaio se somará às rotas internacionais já disponíveis para Santiago, Buenos Aires, Montevidéu, Lisboa, Orlando e Cidade do Panamá, além das operações sazonais para Bariloche e Curaçao.
Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.



