Belo Horizonte
Itatiaia

Espanha recebe 130 mil pedidos de regularização de migrantes em uma semana

Para participar, é necessário comprovar residência contínua anterior a 2026 e não possuir antecedentes criminais

Por
O presidente da Espanha, Pedro Sánchez
O presidente da Espanha, Pedro Sánchez • Borja Puig de la Bellacasa/Via Wikimedia Commons

Mais de 130 mil imigrantes sem documentação solicitaram a regularização do status na Espanha apenas na primeira semana do novo programa lançado pelo governo de Pedro Sánchez.

O volume de pedidos evidencia o alcance da iniciativa, que busca conceder status legal a pessoas que já vivem e trabalham no país, muitas há meses ou até anos. Para participar, é necessário comprovar residência contínua anterior a 2026 e não possuir antecedentes criminais.

O processo, que segue aberto até o fim de junho, pode ser realizado de forma online ou presencial. No entanto, o início foi marcado por dificuldades operacionais em diferentes cidades, com registro de longas filas, demora para agendamento e entraves na obtenção de documentos.

Portugal prevê recorde de turistas brasileiros em 2026

Organizações sociais que atuam com a população migrante alertam para o risco de sobrecarga do sistema e pedem reforço de estrutura para garantir acesso ao programa, especialmente para grupos mais vulneráveis. Também há cobranças por maior clareza em relação a critérios e etapas do processo.

Por outro lado, administrações regionais demonstraram preocupação com os possíveis impactos da medida sobre serviços públicos, em áreas que já enfrentam alta demanda, como saúde e assistência social.

Check-in digital passa a ser obrigatório em hotéis e pousadas; veja como usar

O governo espanhol defende a regularização como uma estratégia para ampliar a inclusão e reduzir a informalidade, permitindo que trabalhadores passem a contribuir formalmente e tenham acesso a direitos trabalhistas.

Por

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias Turismo e Emprego e Concursos.