Confira a lista das 7 festas melhores do Brasil, segundo a National Geographic

Reportagem publicada pela National Geographic Traveller (Reino Unido), reuniu algumas das festas mais representativas do país, indo além do Carnaval do Rio de Janeiro

Multidão entra em festa do Brasil

Depois de listar as 7 melhores praias do Brasil, a National Geographic voltou seu olhar para outro traço marcante da cultura brasileira: a capacidade de transformar tradição, religião e música em grandes celebrações populares. Em reportagem publicada pela National Geographic Traveller (Reino Unido), a revista reuniu as sete melhores festas do país, indo além do Carnaval do Rio de Janeiro.

1. Bloco de Lama, Paraty (RJ)

Muddy people Paraty

Realizado durante o período do Carnaval, o Bloco de Lama acontece em Paraty, na Costa Verde fluminense. Em vez de fantasias tradicionais, os participantes cobrem o corpo com lama retirada dos manguezais da região, prática que começou nos anos 1980 como forma de aliviar o calor. Hoje, o evento reúne música, caminhões de som e brincadeiras coletivas na praia.

2. Festa Junina, Campina Grande (PB)

Marcelo Calero conhece o São João de Campina Grande

Celebrada em 24 de junho em todo o país, a Festa Junina ganha proporções gigantescas em Campina Grande. O evento reúne danças típicas, apresentações de forró, comidas tradicionais e competições populares, consolidando a cidade como um dos principais polos juninos do Brasil.

3. Semana Santa, Ouro Preto (MG)

Tapetes devocionais da Semana Santa Ouro Preto

Na histórica Ouro Preto, a Semana Santa é marcada por procissões e pelos tradicionais tapetes coloridos feitos de serragem e areia, que cobrem as ruas de pedra do centro histórico. As celebrações religiosas antecedem a Páscoa e percorrem as igrejas barrocas da cidade, reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

4. Bumba Meu Boi, Parintins (AM)

Búfalo-Bumbá Segredo das Meninas, de Mestre Damasceno. Salvaterra, Marajó, Pará

O ritual folclórico do Bumba Meu Boi atinge seu auge no Festival Folclórico de Parintins, realizado no último fim de semana de junho. O espetáculo encena a morte e a ressurreição simbólica de um boi, misturando música, dança, alegorias e narrativas ligadas à formação cultural brasileira.

5. Cavalhadas, Pirenópolis (GO)

Cavalhadas de Pirenópolis-GO

As Cavalhadas recriam batalhas medievais entre mouros e cristãos e acontecem 45 dias após a Páscoa. Em Pirenópolis, a encenação reúne cavaleiros com trajes coloridos e mantém uma tradição introduzida no Brasil no século XIX, associada a festas religiosas e à cultura equestre.

6. Carnaval da Bahia, Salvador (BA)

Turistas passam a prolongar estadia na Bahia após carnaval

Em Salvador, o Carnaval ocupa as ruas por cerca de seis dias e reúne milhões de pessoas atrás dos trios elétricos. A festa mistura samba, axé e ritmos afro-brasileiros e é considerada uma das maiores celebrações populares do mundo, rivalizando em tamanho e projeção com o Carnaval do Rio.

7. Réveillon de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ)

Queima de fogos no Réveillon de Copacabana

A virada do ano na Praia de Copacabana é apontada pela National Geographic como a maior celebração de Réveillon do planeta. Milhões de pessoas vestidas de branco acompanham shows e a tradicional queima de fogos, além de rituais ligados às religiões de matriz africana, como a entrega de flores ao mar.

Leia também

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias Turismo e Emprego & Concursos.

Ouvindo...