Ouvindo...

Quais alimentos não devemos combinar com café, segundo uma nutricionista

Saiba como consumir a bebida sem comprometer a digestão e a absorção de nutrientes

Xícara de café

O café está entre as bebidas mais consumidas no mundo, sendo muito apreciado por seu aroma marcante, sabor envolvente, capacidade de fornecer energia rapidamente e pelos benefícios à saúde. No entanto, especialistas alertam que nem todos os alimentos devem ser consumidos com ele, pois algumas combinações podem reduzir suas propriedades.

Por que alguns alimentos são incompatíveis com o café

Muitas pessoas costumam tomar café acompanhado de lanches, como torradas, biscoitos ou sobremesas. Porém, certos alimentos podem interagir com o café e limitar seus efeitos benéficos. Segundo a nutricionista Ruth García, gerente de projetos do Colégio Oficial de Dietistas-Nutricionistas da Comunidade Valenciana (Codinucova), componentes de alguns alimentos podem interferir na absorção de vitaminas e minerais importantes, como vitamina C, ferro e cálcio.

Tanto a cafeína do café quanto a teína do chá - substâncias químicas equivalentes - podem reduzir a absorção desses nutrientes. “Por exemplo, consumir café logo após uma refeição rica em ferro, como lentilhas, pode impedir a absorção completa do mineral”, alerta a nutricionista.

Leia também

Alimentos que exigem cuidado ao tomar café

Especialistas recomendam cautela para pessoas com deficiência mineral ou anemia. Nesses casos, é indicado esperar entre 30 minutos e 1 hora após a refeição para ingerir café. Alternativas como água com limão ou chá de gengibre podem auxiliar na absorção de ferro presente em alimentos vegetais, devido à vitamina C.

Alimentos muito gordurosos ou picantes também merecem atenção. O café é um estimulante que acelera a digestão, podendo aumentar o desconforto em quem apresenta azia, refluxo ou problemas digestivos. “Em pessoas com distúrbios na vesícula biliar ou dificuldade para digerir gorduras, consumir café logo após uma refeição rica nesse nutriente pode agravar o desconforto”, explica Ruth García.

Dessa forma, é possível aproveitar os benefícios do café sem comprometer a digestão ou a absorção de nutrientes essenciais, adotando pequenos cuidados na hora de combiná-lo com certos alimentos.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.