Ouvindo...

Pisos de madeira ficam mais limpos e menos arranhados se você os esfregar com um item comum de cozinha

O ar seco também contribui para que a madeira acumule eletricidade estática

Piso de madeira

O chão de madeira é um clássico nas casas por ser, em geral, mais fácil de limpar que carpetes. No entanto, no verão, eles podem acumular uma sujeira surpreendente, mesmo com aspiração regular. Isso acontece porque, no calor, a poeira fica mais leve e suspensa no ar devido à menor umidade, que não a “pesa”.

O ar seco também contribui para que a madeira acumule eletricidade estática. Essa carga faz com que poeira e outros detritos grudem na superfície, criando uma camada áspera que age como uma lixa, desgastando o acabamento do piso.

No entanto, os especialistas da Luxury Living Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, revelaram um método simples para manter seus pisos de madeira limpos e restaurar seu brilho natural, usando algo que você provavelmente já tem na cozinha: saquinhos de chá.

O segredo do chá preto para pisos de madeira

“Ao longo da história, o chá preto tem sido usado para esfregar pisos de madeira”, afirmaram os especialistas. “O ácido tânico presente no chá preto ajuda a limpar e adicionar brilho a pisos opacos e antigos.”

O chá preto é um método antigo para limpar pisos de madeira, pois contém uma substância chamada tanino, que é ácida e, por isso, consegue facilmente remover sujeira, poeira e acúmulo de gordura.

Ele não só realça o brilho natural da madeira, dando ao piso uma aparência polida, mas também pode escurecer levemente pequenos arranhões, tornando-os menos visíveis. Embora o chá não consiga preencher arranhões profundos, ele ajuda a mesclar arranhões superficiais com a madeira circundante, melhorando a aparência geral do piso.

Como limpar seu piso de madeira com chá

O processo é simples:

Você vai precisar de:

Uma chaleira (ou panela)

Cinco a seis saquinhos de chá

Um balde de esfregão

Leia também

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.