Belo Horizonte
Itatiaia

Onda polar causará fortes tempestades e até neve em região da América Latina

Meteorologistas mantém alertas para o extremo sul do continente

Por
Fenômeno causa instabilidade no tempo • Imagens - NOAA

O Serviço de Meteorologia alerta para instabilidade no tempo na Argentina, com alertas laranja para neve e alertas amarelos para ventos, que devem durar até 48 horas, com chuvas fortes e rajadas que podem chegar a até 60 quilômetros por hora.

Alerta

Meteorologistas reforçam a possibilidade de fenômenos com potencial de causas dados nas regiões do Rio Negro, Chubut e Neuquét, na Argentina. A recomendação é evitar atividades ao ar livre e lugares com probabilidade de alagamentos. A atenção também deve ser redobrada nas estradas, pois a combinação de fortes nevascas e ventos intensos podem reduzir a visibilidade e tornar a condução perigosa. 

Entenda o fenômeno

O fenômeno meteorológico que afeta o país consiste em uma ciclogênese, um sistema de baixa pressão em desenvolvimento combinado com o avanço de uma frente fria vinda da Patagônia. Essa interação causa chuvas contínuas, tempestades com forte atividade elétrica, rajadas de vento, e densos bancos de nevoeiro devido à alta umidade acumulada. 

Previsão para os próximos dias

A previsão é válida até sexta-feira (12) , de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia da Argentina. O país enfrenta um período de instabilidade climática, principalmente na região da Cordilheira, com alerta laranja para queda de neve.

Por

Lorena Vieira é estagiária do Portal Itatiaia e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Com experiências diversas, já trabalhou como repórter, produtora e apresentadora de coluna semanal no programa Agenda, da Rede Minas. Além de outras experiências como social media e comunicação de projetos culturais.