Belo Horizonte
Itatiaia

O frio pode prejudicar a saúde? Entenda

Baixas temperaturas podem agravar condições pré-existentes; atenção deve ser redobrada principalmente para grupos de risco

Por
O avanço de uma massa de ar frio provoca declínio das temperaturas em grande parte do estado
Beber água mesmo sem sede (o ar seco desidrata) e arejar os ambientes da casa são estratégias importantes • William Siqueira/ divulgação
A resposta clara para essa pergunta é SIM. As baixas temperaturas provocam a contração dos vasos sanguíneos, o que eleva a pressão arterial e aumenta o risco de infarto e AVC.
Além disso, o tempo seco e a aglomeração em locais fechados facilitam a propagação de vírus respiratórios.
Os principais impactos e riscos incluem:
  • Problemas Cardiovasculares: Com o frio, o coração trabalha mais para manter a temperatura do corpo, podendo aumentar os riscos de ataques cardíacos e derrames. 
  • Crises Respiratórias: O ar gelado irrita as vias aéreas, agravando condições pré-existentes como asma, rinite e bronquite.
  • Imunidade e Infecções: A redução da temperatura corporal diminui a resposta do sistema imunológico, tornando o organismo mais vulnerável a gripes e resfriados.
  • Dores Musculares: Os músculos e tendões se contraem para reter calor, o que pode aumentar a rigidez e desencadear dores nas costas e nas articulações. 
  • Grupos de Risco: Idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas ou respiratórias sofrem mais com a falta de regulação térmica do organismo. 
Para se proteger, é fundamental manter a carteira de vacinação em dia, vestir roupas em camadas, beber água mesmo sem sede (o ar seco desidrata) e arejar os ambientes da casa, evitando locais fechados. 
Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.