Ouvindo...

Cardiologista: ‘Kiwi, morango, romã e mirtilo aumentam a oxidação de gordura’

De acordo com especialistas, frutas ricas em ácido elágico, como kiwi, romã, morango, framboesa, mirtilo e amora, possuem efeitos importantes no organismo

Frutas e legumes

A variedade de supermercados garante também uma grande oferta de frutas, que podem ser escolhidas de acordo com o gosto, a estação do ano, o objetivo de consumo e, principalmente, os benefícios que oferecem à saúde.

Entre elas, as frutas que ajudam a regular o açúcar no sangue e que são indicadas para quem busca emagrecer estão entre as mais valorizadas.

De acordo com especialistas, frutas ricas em ácido elágico, como kiwi, romã, morango, framboesa, mirtilo e amora, possuem efeitos importantes no organismo.

1. Estimulam a produção de GLP-1 no intestino

Essas frutas estimulam a produção de GLP-1 no intestino, hormônio que melhora a sensibilidade à insulina, reduz o apetite e favorece a queima de gordura.

2. Ajudam no controle da glicose e na perda de peso

Com essas propriedades, essas frutas se tornam “uma ferramenta importante para controlar os níveis de açúcar no sangue e para ajudar na perda de peso. No entanto, isso só ocorre quando o consumo faz parte de uma alimentação equilibrada e de um estilo de vida saudável.

3. O papel da maçã

Além das frutas ricas em ácido elágico, outras também se destacam pelos benefícios relacionados ao controle da glicose e ao emagrecimento. A maçã, por exemplo, é rica em fibras solúveis, que retardam a absorção de glicose no intestino e prolongam a sensação de saciedade.

4. Mamão, figos e ameixas também se destacam

Outra fruta indicada é o mamão, que auxilia na digestão e previne inflamações intestinais, contribuindo para o controle do peso. Além disso, frutas como figos e ameixas secas são fontes de fibras e antioxidantes, que ajudam a regular o trânsito intestinal e reduzem a absorção de açúcares no sangue.

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas