Ouvindo...

CNH: com que idade muda a data para renovar a carteira de motorista no Brasil?

A renovação periódica do documento faz parte das exigências para garantir a segurança nas estradas

CNH deve ser renovada a cada dez anos até os 49 anos

No Brasil, a carteira de motorista (CNH) é um documento obrigatório para dirigir veículos e é regulamentada pela Lei Nacional de Trânsito. Ele é pessoal, intransferível e deve ser válido para circular legalmente pelas ruas e rodovias do país. Sua renovação periódica faz parte das exigências para garantir a segurança nas estradas.

Leia também

Carteira de habilitação: Com que idade é obrigatório renovar o documento?

No Brasil, não há uma idade específica para precisar realizar a renovação da carteira de motorista. Até os 49 anos, a renovação acontece a cada dez anos, enquanto entre 50 e 60 anos, ocorre a cada cinco. Para os que têm mais de 70 anos, o processo precisa ser repetido a cada três anos.

Somente nos casos em que existam condições físicas ou cognitivas que impossibilitem a condução segura, o procedimento poderá ser negado. Isso significa que as renovações se tornam mais rigorosas e podem não ser aprovadas se certos requisitos médicos não forem atendidos.

Como renovar sua carteira de motorista?

Para renovar a CNH, siga os seguintes passos:

  • Acesse o site do Detran do seu estado ou o aplicativo oficial.
  • Agende um horário para atendimento presencial ou solicite a renovação online.
  • Pague as taxas de renovação e exame médico.
  • Compareça à clínica credenciada para realizar os exames.
  • A CNH renovada será enviada ao seu endereço

Quem não pode renovar a carteira de motorista?

Problemas de saúde e suspensão da carteira podem ser um impeditivo para renovar o documento no Brasil. Confira o que pode atrapalhar o processo:

  • Problemas de Saúde – Doenças como esquizofrenia, bipolaridade não controlada e depressão severa, além de outras condições que afetem a capacidade de julgamento e reação, podem exigir comprovação de tratamento adequado e estabilidade clínica para a renovação.
  • Doenças Visuais – Problemas de visão, como glaucoma, catarata e doenças da retina, podem limitar ou até impedir a renovação da CNH, dependendo da gravidade.
  • Doenças Neurodegenerativas – Doenças como Alzheimer e Parkinson, em estágios avançados, podem tornar o condutor inapto a dirigir.
  • Suspensão ou Cassação – Se a CNH estiver suspensa ou cassada, não é possível renová-la enquanto a penalidade estiver em vigor.
  • Infrações e Processos – Em alguns casos, infrações graves ou processos em andamento podem impedir a renovação da CNH.
Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.