Queijo do Sul de Minas vence prêmio máximo na ExpoQueijo 2026
Produzido em Virgínia, o Maranata Ouro superou cerca de mil concorrentes e garantiu o troféu Super Ouro em Araxá.

O produto Maranata Ouro, feito pela queijaria Rancho Maranata no município de Virgínia, no Sul de Minas Gerais, conquistou o troféu Super Ouro da ExpoQueijo Brasil 2026 – Araxá International Cheese Awards. O anúncio do principal reconhecimento da competição internacional aconteceu no último sábado (27), em Araxá. Esta é a segunda vez consecutiva que o Brasil atinge o topo do pódio no torneio, mantendo o título conquistado em 2025.
A amostra mineira venceu na categoria de queijo de leite cru, com casca lisa ou lavada e mais de 180 dias de maturação. Na disputa direta, o laticínio brasileiro desbancou marcas tradicionais estrangeiras, incluindo fabricantes conhecidos da Itália que produzem queijos de longa maturação. Ao todo, o evento avaliou cerca de mil produtos inscritos por trabalhadores rurais de 19 países diferentes da América e da Europa.
Para o produtor Henrique Lamim, o troféu representa a consagração do esforço de sua família e valoriza a recém-caracterizada região da Mantiqueira de Minas. “Concorremos com os reis do parmesão, como o Parmigiano Reggiano e o Grana Padano, e, com a graça de Deus, nosso queijo, com nove meses de maturação, conquistou o Ouro e o Super Ouro”, declarou. Ele explicou que a receita de massa cozida foi trazida por imigrantes italianos há mais de 300 anos.
A conquista coroa uma trajetória de seis anos de evolução da queijaria dentro do concurso de Araxá, onde Henrique participa desde 2022. O produtor pontuou que os relatórios técnicos e as avaliações dadas pelos jurados nas edições passadas ajudaram a corrigir pontos importantes do alimento, como a umidade e o sal. Com a regra do evento, o queijo campeão entra para a galeria histórica e não compete mais nas próximas edições
Franciele Brígida é comunicadora formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Atua como repórter multimídia na Itatiaia Sul de Minas desde 2023.



