A empresa que administra o Pronto Atendimento de Elói Mendes anunciou que não atenderá pacientes que não estejam em casos de urgência e emergência a partir do dia 4 de abril, sexta-feira. O aviso foi feito em redes sociais da empresa Vitacare, prestadora do serviço, e completa dizendo que os casos não urgentes deverão procurar as unidades do PSF.
O motivo da interrupção do serviço, segundo a empresa, é que desde janeiro os profissionais de enfermagem não recebem o repasse do piso salarial da categoria, que deveria ser feito pela Prefeitura de Elói Mendes. Nossa reportagem procurou o prefeito, Natal Cadorini, e ele nos informou que cabe à Prefeitura pagar o valor acertado no contrato de prestação de serviço feito por licitação, e não o salário dos funcionários da empresa.
A Vitacare foi contratada no governo municipal anterior e teve o contrato renovado no início do atual governo. Em anexo à esta reportagem, seguem as notas oficiais da Prefeitura e da Vitacare.
Atualização
Nossa reportagem procurou a Vitacare, empresa que administra o pronto-atendimento de Elói Mendes, e o representante, Gustavo Franco, nos informou que o contrato entre a Vitacare e a prefeitura de Elói Mendes foi firmado em 2022, quando ainda não existia o piso nacional da enfermagem. “Em 2023 quando o país aprovou o piso da categoria, o Ministério da Saúde passou a enviar mensalmente o dinheiro para o município e a prefeitura fazia o repasse, o que deixou de ser feito assim que começou o novo governo municipal de Elói Mendes”, afirmou Gustavo.
A Vitacare anunciou que a partir dessa sexta-feira, 4 de abril, os casos que não são urgência ou emergência deverão procurar os postos de saúde dos bairros.
Confira as notas divulgadas pela Vitacare e pela Prefeitura: