Tirar um
Especialistas chamam a atenção para a importância de respeitar o horário do cochilo. Eles explicam qual o melhor momento para realizá-lo e por quanto tempo, a fim de aproveitar seus efeitos positivos, que vão desde o bom funcionamento do cérebro e melhora do humor até os benefícios para o
Benefícios do cochilo para corpo e mente
Ao contrário de muitos animais, que apresentam um padrão de sono chamado polifásico, ou seja, alternam entre períodos de descanso e vigília ao longo do dia, os seres humanos costumam dormir apenas à noite. O cochilo é uma maneira de flexibilizar essa rotina, trazendo vantagens reais e comprovadas.
Segundo a Fundação Espanhola do Coração, tirar um cochilo curto pode reduzir em até 37% o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, ajuda a aliviar o
Esse momento de descanso também exerce influência positiva sobre o humor, aumentando a receptividade às emoções positivas e promovendo uma sensação de bem-estar, graças ao aumento na produção de serotonina.
Quanto tempo deve durar um cochilo eficaz?
Para que o cochilo traga os efeitos desejados, ele precisa ser breve. Cerca de 26 minutos já são suficientes para combater a fadiga e prevenir problemas de saúde.
Essa recomendação tem como base um estudo conduzido em 1995 pela NASA, em parceria com o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos. A pesquisa revelou que um cochilo de 26 minutos pode melhorar o desempenho em 34% e aumentar o estado de alerta em até 54% durante atividades que exigem atenção e precisão.
Qual o melhor horário para cochilar?
Dormir por mais tempo do que o indicado pode gerar efeitos indesejados, como despertar com sensação de confusão mental ou com sonolência prolongada. Além disso, cochilos longos podem prejudicar o sono noturno. A necessidade frequente de dormir durante o dia também pode indicar distúrbios do sono,
O horário mais adequado para tirar um cochilo é entre 13h e 17h, logo após o almoço. Esse período coincide com uma queda natural nos ritmos circadianos do corpo, o que aumenta a propensão ao sono.