Belo Horizonte
Itatiaia

Minas Gerais já registra duas mortes por dengue em 2025; 3º óbito é investigado

Segundo balanço do Ministério da Saúde, 2.675 casos da doença já foram confirmados no estado somente neste ano

Por
Outro resultado é que entre as pessoas que foram vacinadas e, mesmo assim, tiveram  dengue, houve redução de 80,3% no número de internações com relação a quem não foi imunizado.
Aedes aegypti transmite doenças como dengue, Zika e a Chikungunya • foto

Minas Gerais já registra duas mortes por dengue em 2025. Um terceiro óbito é investigado por autoridades de saúde.

Em todo o Brasil, quatro mortes foram confirmadas até o momento (os outros dois casos foram confirmados em São Paulo e no Amapá).

Os dados são do painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde, atualizado na terça-feira (14). Os dados, contudo, ainda podem ser atualizados.

Dengue em 2024

O estado fechou o ano passado com 1.132 mortes pela doença. No total, 1,369 milhão de casos de dengue foram confirmados em Minas Gerais.

O Ministério da Saúde diz que as ações de combate à dengue estão sendo intensificadas, especialmente diante do aumento de casos em diversas regiões do país.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve em Belo Horizonte para acompanhar as ações de vigilância e citou a técnica com Wolbachia, desenvolvida pela UFMG e que já vem sendo utilizada na capital mineira como medida de controle do Aedes aegypti.

A Wolbachia é uma bactéria naturalmente presente em diversos insetos, mas que não ocorre no Aedes aegypti. A técnica consiste em infectar os mosquitos com essa bactéria, que reduz a capacidade de transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. Quando liberados no ambiente, esses mosquitos se reproduzem, passando a bactéria para as gerações seguintes, contribuindo para o controle das doenças transmitidas pelo vetor.

(com informações de Bruno Favarini)

Por

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.

Tópicos