Lavar estojo de lentes com água da torneira aumenta risco de infecção, alerta oftalmologista
Médico explica forma correta de higienizar o estojo e diz se é seguro nadar usando lentes

Lavar o estojo de lentes de contato com água da torneira pode aumentar o risco de infecções nos olhos. Segundo o médico oftalmologista Tiago César Pereira Ferreira, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a água própria para consumo não é estéril e pode conter microrganismos.
Um dos exemplos é a Acanthamoeba, uma ameba encontrada no ambiente que pode causar ceratite. “Não é uma infecção frequente, mas é uma das complicações que mais preocupam os oftalmologistas porque pode provocar muita dor, costuma exigir tratamento prolongado e, em casos mais graves, pode deixar cicatrizes na córnea e comprometer a visão.”
O risco existe quando a lente ou o estojo entram em contato com a água. "Se o estojo é lavado na torneira e depois recebe a lente, um eventual microrganismo presente ali pode contaminar a própria lente. Quando essa lente é colocada no olho, ela permanece várias horas em contato direto com a córnea."
Outro problema é o acúmulo de biofilme no estojo. "É uma camada formada por microrganismos que ficam aderidos à superfície e que pode ser difícil de eliminar. Às vezes, o estojo parece perfeitamente limpo, mas isso não significa que esteja livre de contaminação."
Forma correta de higienizar o estojo das lentes
Por isso, a orientação é não lavar o estojo com água da torneira. “A limpeza e a conservação devem ser feitas com solução própria indicada para aquele tipo de lente, seguindo orientações do fabricante e do oftalmologista.” A solução que ficou no estojo também não deve ser reaproveitada e precisa ser substituída por uma nova a cada armazenamento.
Tiago também alerta para a diferença entre solução salina e produtos próprios para desinfecção. "Nem todo produto utilizado para enxaguar uma lente tem capacidade de desinfetá-la." Segundo ele, o soro fisiológico, por exemplo, não substitui uma solução apropriada de desinfecção quando ela é necessária. O estojo também deve ser trocado periodicamente.
A água da torneira, no entanto, pode ser usada normalmente para lavar as mãos antes de colocar as lentes. “O importante é secá-las muito bem antes de manipular as lentes.” Já sintomas como dor, olho muito vermelho, sensibilidade à luz, secreção ou piora da visão não devem ser normalizados. Nesses casos, a orientação é retirar a lente e procurar avaliação oftalmológica.
Nadar usando lentes de contato também é arriscado
O cuidado com a água vale ainda para o uso das lentes durante banho, piscina, mar, cachoeira, rio e banheira de hidromassagem. "A lógica é a mesma: a lente não deve entrar em contato com água." Dormir com lentes sem indicação específica e ultrapassar o tempo recomendado de uso também aumentam o risco de complicações.
Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.



