Kyinsu: Anvisa aprova caneta que combina insulina e semaglutida
Medicamento de aplicação subcutânea semanal é indicado para adultos com diabetes tipo 2; tratamento deve incluir dieta e exercício físico

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (28), o registro do medicamento Kyinsu, caneta que combina insulina e semaglutida. O remédio deve ser administrado uma vez por semana por injeção subcutânea na coxa, no braço ou no abdômen.
O medicamento é indicado para adultos com diabetes mellitus tipo 2, em especial em casos em que a doença não é suficientemente controlada usando insulina basal ou agonistas do receptor do GLP-1.
O tratamento deve incluir dieta e exercícios, além de medicamentos antidiabéticos orais. O Kyinsu é o primeiro medicamento a combinar dose fixa de insulina basal e agonista do de GLP-1 destinada à administração semanal, segundo a Anvisa.
O registro foi concedido à Novo Nordisk como produto biológico novo biotecnológico. O Kyinsu foi registrado em seis apresentações, válidas por 36 meses.
As opções são as seguintes:
- As duas primeiras contêm 300 U de insulina icodeca e 0,86 mg de semaglutida em 0,43 ml de solução. As doses vêm com um sistema aplicador; uma das versões também inclui seis agulhas.
- As outras quatro apresentações têm concentração de 700 U/ml de insulina icodeca e 2 mg/ml de semaglutida, em cartuchos de 1 ml ou 1,5 ml. Algumas versões são acompanhadas de nove agulhas.
Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.



