Itatiaia

Adesão de vacina contra o HPV ainda é baixa em MG, principalmente entre os meninos

Imunizante contra o câncer está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017

Imagem de vacina
Vacina contra o HPV  • Pexels

A vacina contra o HPV faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) e está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017. De acordo com a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais, apenas 35,67% dos meninos com idades entre 9 e 14 anos receberam as duas doses da vacina de 2017 até 2022. A cobertura vacinal das duas doses em meninas atingiu 69,5% no mesmo período.

A coordenadora estadual do programa de imunizações da Secretaria de Saúde de Minas, Josiane Gusmão, alerta que a vacina está disponível nas unidades de saúde de graça e destaca a importância do imunizante que pode evitar as formas mais graves da doença. 'A vacina atua contra os tipos de HPV mais frequentes 6,11,16 e 18. Esses, são responsáveis pelo câncer de colo de útero, vagina, vulva, ânus e pênis. E também pelo aparecimento de verrugas genitais', explica.

O que é o HPV

Segundo o Ministério da Saúde, o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano), é responsável pela doença sexualmente transmissível mais frequente no mundo. Está associado ao desenvolvimento dos canceres de colo de útero, e outros tumores em homens e mulheres. Além disso, provoca verrugas na região genital e no ânus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

 

Belo Horizonte