Belo Horizonte
Itatiaia

Abril Laranja: médica explica principais causas de amputação e como prevenir

Ortopedista afirma que a maioria das amputações poderiam ser evitadas com cuidados com a saúde

Por
Close-up of Caucasian man with mechanical leg. Sportsman in blue shorts and white sneakers photographed in park. Sport, disability concept
Doenças vasculares causam a maioria das amputações • Freepik

O Abril Laranja é uma campanha recente que busca conscientizar sobre a amputação. Segundo a ortopedista Isabelle Nunes, a principal causa das amputações são as doenças vasculares.

“Surpreendentemente, a principal causa não é trauma, como a maioria das pessoas pensam, não são os acidentes. São as doenças vasculares, em primeiro lugar. Em segundo, temos doenças como diabetes. Depois, vêm trauma, doenças oncológicas e até infecções mais graves, como osteomielites graves que não respondem ao tratamento com medicação”, informae a profissional em participação no programa Acir Antão desta segunda-feira (27).

A médica afirma que as amputações podem ser evitadas por meio de hábitos saudáveis e diagnóstico precoce. "Controle adequado da glicose, não fumar, frequência nas consultas médicas para prevenção por meio de exames clínicos e físicos", recomenda.

O paciente pode acompanhar sua saúde por meio de exames. Para evitar amputações, os principais são: “o exame físico clínico médico. Também podemos fazer exames simples, como hemograma, glicemia de jejum e hemoglobina glicada, para prevenir complicações da diabetes. Existem outros, como o Doppler vascular, para avaliar a questão vascular do paciente”.

Entre os sinais de alerta para risco de amputação, a ortopedista cita feridas nos pés e entre os dedos, além de perda de sensibilidade nos membros e dores que não melhoram, apesar dos tratamentos. “O Abril Laranja é para a gente ressignificar a amputação. É importante que a sociedade esteja preparada para receber esses pacientes, pois são pessoas totalmente funcionais, com alguma dificuldade”, conclui a médica.

Por

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.