Ouvindo...

Como prevenir as doenças do tempo seco? Veja orientações para quem tem crianças

Baixa umidade do ar e falta de chuva traz riscos à saúde dos pequenos, veja o que dizem os médicos

Frio, baixa umidade relativa do ar e mudanças de temperatura são problemáticos para a saúde, principalmente das crianças.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, índices abaixo de 30% para a umidade relativa do ar, são considerados estado de atenção. Abaixo de 20%, estado de alerta. Mas o ideal para a saúde é 60%.

Nariz, olhos, boca sofrem ressecamento por causa da baixa umidade relativa do ar. É preciso atenção especial às crianças, pois elas não conseguem se dar conta, sozinhas, do que devem fazer ou do que estão sentindo.

Neste período de secura, os médicos recomendam alguns cuidados especiais com as vias aéreas:

  • Beber bastante água
  • Usar soro no nariz - umidificar
  • Toalha úmida e bacia de água ajudam a umidificar o ambiente
  • O uso de umidificadores também é desejável, respeitando a distância correta.
Leia também

O que evitar?

Pode parecer bobagem, mas não é recomendado usar vassoura ou aspirador de pó para limpar a casa durante o tempo seco. O movimento dos dois aparelhos no chão faz com que as partículas de poeira se mexam, fiquem suspensas no ar e voltem depois pro chão.

O melhor é usar um pano úmido, que consegue limpar a sujeira e a poeira sem causar problemas às vias respiratórias. Veja todas as dicas no vídeo acima.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.