Ouvindo...

Descubra 5 benefícios das frutas vermelhas

Elas têm a cor viva e geralmente aparecem para dar o toque final nas receitas de sobremesas.

Descubra 5 benefícios das frutas vermelhas

Estamos falando das frutas vermelhas e também de tonalidade arroxeadas. Descubra 5 benefícios das frutas vermelhas para o seu corpo.

Além de serem muito saborosas, morango, uva, açaí, melancia, romã, acerola, framboesa, cereja, amora, e mirtilo são exemplos de como esses alimentos agregam a saúde.

Separamos uma pequena lista com os 5 principais benefícios das frutas vermelhas para a sua saúde.

Benefícios das Frutas vermelhas, porque comê-las

Elas têm ótimo valor nutricional, devido a alta concentração de vitaminas e compostos bioativos, quer saber mais? Descubra 5 benefícios das frutas vermelhas.

  1. Ricas em vitamina C, antocianinas (responsáveis pela coloração) e flavonoides, com ação anti-inflamatória e antioxidante, as vermelhinhas auxiliam na redução do risco de doenças, como obesidade e colesterol.
  2. Ademais, protegem contra o envelhecimento precoce das células cerebrais, e dessa forma mantendo a memória saudável e preservando as funções cognitivas.
  3. Previnem a redução do desempenho físico e colaboram no funcionamento intestinal, por serem ricas em fibras.
  4. Ajudam a emagrecer e promovem saciedade, já que as frutas vermelhas têm baixa carga e índice glicêmico - 10 g de carboidratos a cada 100 g da fruta. A título de comparação, por exemplo: uma banana de 100 g terá por volta de 25 g de carboidratos, além de ter índice glicêmico mais elevado.
  5. São excelentes para a visão, pois apresentam enorme quantidade de vitaminas do complexo B, fósforo, vitamina C e cálcio.

Leia mais:
Chia ou quinoa: qual superalimento ganha na nutrição?
Aprenda a montar marmitas fit para a sua dieta
Alimentação colorida: benefícios da nutrição pelas cores

Como consumir frutas vermelhas

Descubra 5 benefícios das frutas vermelhas

Como consumir as frutas vermelhas? Primeiramente, nada de encher os morangos de açúcar e creme de leite, a saúde não resiste. Dessa forma, o ideal é consumi-las in natura e de produção orgânica.

Se você optar por sucos, a preferência é ingerir coar e adoçar, mas se o paladar pedir um docinho, prefira açúcar mascavo, demerara ou xilitol.

Geleias também são uma ótima opção e podem acompanhar biscoitos, pães, panquecas e até a tapioca.

Para dar um pouco mais de praticidade no dia a dia, as frutas vermelhas congeladas são uma boa pedida, pois prologam a validade e mantém os nutrientes dos alimentos. Congeladas elas se transformam em smothies ou shakes.

Frutas vermelhas ideais para a dieta: para quem é adepto de prática de atividades físicas, amoras, morangos, mirtilos e framboesas são excelentes aliados na busca do peso ideal ou dos músculos perfeitos.

Leia também

Profissional de Comunicação. Head de Marketing da Metalvest. Editor do Jornal Lagoa News. Líder da Agência de Notícias da Abrasel. Ex-atleta profissional de skate. Escreve sobre estilo de vida todos os dias na Itatiaia e na CNN Brasil.