Sendo assim restringe o consumo de carboidratos e aumenta a ingestão de gorduras saudáveis, proteínas moderadas. Segue abaixo tudo o que você precisa saber sobre a dieta Keto também conhecida como dieta cetogênica.
Como funciona a dieta cetogênica
Quais as principais características
- Baixo consumo de carboidratos
- Alta ingestão de gorduras saudáveis
Proteínas moderadas- Estado de cetose
- Perda de peso
- Melhora da saúde
- Orientação médica importante
- Restrição alimentar rigorosa
- Aumento da saciedade
- Maior eficiência na
queima de gordura
Para quem ela é recomendada
- Segundo pesquisas obesidade ou sobrepeso
- Diabetes tipo 2
- Síndrome metabólica
- Doenças neurológicas (como a epilepsia)
- Distúrbios do humor (como a depressão)
- Doenças cardiovasculares
- Síndrome dos ovários policísticos (SOP)
- Câncer
Leia mais:
Como funciona a dieta cetogênica
Quais os riscos
- Carência de nutrientes: restringe, assim muitos alimentos ricos em nutrientes, o que pode levar a uma carência de vitaminas e minerais importantes.
- Desidratação: A dieta cetogênica pode causar desidratação devido à eliminação de grandes quantidades de líquidos pelo corpo.
- Dificuldade de digestão: Algumas pessoas podem experimentar dificuldade de digestão devido ao aumento da ingestão de gorduras.
- Distúrbios hepáticos: Por outro lado, salvo em raros casos, a dieta cetogênica pode levar a problemas hepáticos, como
esteatose hepátic a (acúmulo de gordura no fígado). - Sintomas gastrointestinais: Náusea, e acima de tudo diarreia e constipação são alguns dos sintomas gastrointestinais comuns na dieta cetogênica.
Afinal, é importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar a dieta cetogênica para avaliar se é adequada para você e para obter orientações sobre como seguir a dieta de forma segura. Além disso, é importante equilibrar a dieta com a ingestão adequada de nutrientes, sobretudo para evitar problemas de saúde e não se esqueça, tudo isso deve ser aliado a atividades físicas. Hasta !!