Itatiaia

Vorcaro contratou ex-cunhado de Gilmar durante decisões no STF

Francisco Feitosa foi contratado pelo empresário em 2024, enquanto Gilmar Mendes analisava questões ligadas ao setor de educação privada; ministro nega ter tratado do tema com Vorcaro ou Feitosa

PorBrasília
Ministro Gilmar Mendes
Ministro Gilmar Mendes • Alejandro Zambrana/STF

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, contratou em 2024 o empresário Francisco Feitosa, conhecido como Chiquinho e ex-cunhado do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a investigação, Feitosa passou a tratar de interesses de Vorcaro relacionados ao setor de educação e a universidades privadas.

Feitosa assinou contrato com a Super Empreendimentos, empresa que aparece nas investigações da Polícia Federal como um dos canais de pagamentos relacionados a Vorcaro. Mensagens extraídas do celular do ex-banqueiro mostram conversas entre os dois sobre assuntos ligados ao setor de educação.

O período coincide com a atuação de Gilmar Mendes em processos envolvendo instituições privadas de ensino, inclusive questões relacionadas à abertura e ao funcionamento de cursos de medicina. O ministro nega ter conversado com Vorcaro ou com Feitosa sobre cursos de medicina.

As mensagens fazem parte do material apreendido pela Polícia Federal no celular de Vorcaro. O conteúdo foi encaminhado integralmente aos ministros Gilmar Mendes e Cristiano Zanin depois de pedidos feitos pelos próprios magistrados à PF.

Outra vertente da investigação aponta que Feitosa mantinha, à época, um contrato de R$ 500 mil mensais com Vorcaro. Segundo a publicação, o ex-cunhado de Gilmar também ajudou o banqueiro a marcar uma reunião com o ministro no STF, em abril de 2024.

Ele teria orientado Vorcaro sobre a importância de estabelecer uma relação direta com Gilmar Mendes. O ex-banqueiro se reuniu com o ministro em 11 de abril de 2024 para tratar de uma disputa judicial envolvendo empresas do setor sucroalcooleiro e créditos mantidos pelo Banco Master.

No caso, Gilmar Mendes acabou votando contra a tese defendida por Vorcaro. O processo envolvia uma discussão sobre indenizações a empresas do setor sucroalcooleiro e poderia alcançar valores bilionários.

Gilmar nega ter conhecimento das tratativas

Após a divulgação das informações, Gilmar Mendes afirmou não ter conhecimento das tratativas entre Vorcaro e seu ex-cunhado. O ministro também negou ter conversado com Feitosa sobre os assuntos relacionados ao setor de educação.

A revelação ocorre em meio à divulgação de novas informações extraídas do celular de Daniel Vorcaro, que se tornou uma das principais fontes de elementos investigados pela PF no caso envolvendo o antigo Banco Master e relações do ex-banqueiro com autoridades e empresários.

Por, Repórter

João Pedro Melo é jornalista, formado pelo UniCEUB. Tem mais de dez anos de experiência na cobertura de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. Teve passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação como repórter de política na TV e no rádio.

 

 

Belo Horizonte