Venda de cerveja, saúde dos animais e exposição a telas: confira projetos aprovados na CMBH
Além de votar no projeto que autoriza a PBH a pegar um empréstimo de R$ 300 milhões à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), outros projetos foram apreciados pelos vereadores

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou, nesta manhã de segunda-feira (25), 11 projetos, sendo oito em 1º turno e três em 2º turno.
Além de autorizar a prefeitura a pegar um empréstimo de R$ 300 milhões e instituir a Política Municipal de Enfrentamento à Emergência Climática, os vereadores também aprovaram o projeto de lei 970/24, que reconhece o valor histórico e cultural dos blocos caricatos do Carnaval de BH, criando um programa para proteger, incentivar e valorizar estes grupos.
O texto, de autoria de Professora Marli (PP), Cida Falabella (PSOL), Marcela Trópia (Novo) e Pedro Patrus (PT), foi aprovado em segundo turno com 35 votos favoráveis, quatro contrários e uma abstenção.
Doenças raras
O PL 977/2024, de autoria da vereadora professora Marli (PP), foi aprovado por unanimidade. O texto institui cordão como símbolo de identificação de pessoa com doença rara em BH.
Exposição a telas
Terrenos e espaços
Na "força-tarefa", foram aprovados também o texto do vereador Irlan Melo (Republicanos), PL 919/2024, que autoriza a desafetação e a alienação na forma de venda ou permuta, de um espaço no bairro Estrela do Oriente.
O PL 933/2024, do vereador Jorge Santos (Republicanos), também autoriza a desafetação da área onde está situado parte do Clube Belo Horizonte, no bairro Bandeirantes.
De autoria do Executivo, o PL 958/2024, prevê a alteração da Lei n° 1.963, que concede licença à Sociedade de Ensino e Beneficência, atualmente dona do Colégio Sagrado Coração de Jesus, para aproveitamento de área em terreno de sua propriedade. O projeto, também foi aprovado em segundo turno.
Apreciações em 1º turno
Em primeiro turno, o PL 987/2024, do vereador Bruno Miranda (PDT), altera o Código de Posturas da capital. O texto autoriza a venda de latas de cerveja e long necks em bancas de jornais e revistas. Foram 35 votos favoráveis, quatro abstenções e um contrário.
Também em 1º turno, foi aprovado o PL 942/2024, do vereador Bruno Pedralva (PT). O projeto obriga os estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte a garantir segurança, saúde e bem-estar de animais. Foram 29 votos favoráveis, 9 contrários e uma abstenção.
O PL 872/2024, de Loíde Gonçalves (Podemos), que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia, foi aprovado, mas recebeu várias emendas dos parlamentares, portanto, será discutido nas comissões antes de retornar ao plenário para a votação em segundo turno.
Projeto de Resolução
Em turno único, o projeto de resolução 724/23, foi aprovado e determina que o tempo de verificação de quórum durante as reuniões ordinárias de plenário seja de, no mínimo, um minuto e trinta segundos.
O intuito, do presidente da CMBH, vereador Gabriel Azevedo (MDB), é encerrar a legislatura com o mínimo de proposições a serem analisadas.
Já em 1º de janeiro de 2025, 18 novos vereadores irão tomar posse para o próximo mandato de quatro anos. Outros 23 vereadores que já atuam no Parlamento municipal conseguiram se reeleger.
Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem anterior pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, integra a cobertura da editoria de Política.



