A tornozeleira eletrônica utilizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o cumprimento da prisão domiciliar foi substituída no último dia 29 de setembro. A troca do equipamento consta em relatório encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Núcleo de Custódia da Polícia Militar, responsável pelo acompanhamento das medidas impostas ao ex-presidente.
Segundo o documento, o procedimento foi realizado por uma policial do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica entre 16h20 e 16h40.
De acordo com o relatório, a substituição exigiu a desvinculação do equipamento antigo e a ativação da nova tornozeleira eletrônica.
Para concluir o procedimento, a agente utilizou um aparelho telefônico responsável por realizar a sincronização do novo dispositivo com o sistema de monitoramento eletrônico. O procedimento durou aproximadamente 20 minutos e, segundo o registro oficial, ocorreu sem intercorrências.
A informação integra os relatórios periódicos encaminhados ao Supremo Tribunal Federal sobre o cumprimento das medidas cautelares impostas a Bolsonaro.
Os documentos registram semanalmente as atividades relacionadas ao monitoramento do ex-presidente e servem para informar à Corte sobre o cumprimento das determinações judiciais.
Prisão domiciliar
Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar após ser condenado a 27 anos e três meses de prisão no processo que apurou a tentativa de golpe de Estado.
Entre as medidas impostas pela Justiça está o uso permanente da tornozeleira eletrônica, que permite o acompanhamento da localização do ex-presidente pelas autoridades responsáveis pelo monitoramento.
A substituição do equipamento faz parte dos procedimentos operacionais do sistema de monitoração eletrônica e foi oficialmente comunicada ao Supremo Tribunal Federal por meio do relatório do Núcleo de Custódia da Polícia Militar.