Belo Horizonte
Itatiaia

STJ encerra ações da Lava Jato contra José Dirceu, que retoma direitos políticos

Corte seguiu entendimento do ministro Gilmar Mendes, do STF

Por
José Dirceu pode retomar direitos políticos e se candidatar novamente a cargo eletivo • Geraldo Magela/Agência Senado

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) encerrou, nesta terça-feira (17), dois processos que o ex-ministro José Dirceu respondia pelas investigações da operação Lava Jato. Com a decisão, ele pode recuperar os direitos políticos e se candidatar nas próximas eleições.

A decisão seguiu entendimento do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a anulação das condenações do ex-ministro oriundas da Lava Jato.

A anulação de Gilmar aconteceu em 28 de outubro deste ano. Ele determinou a exclusão de todos os atos processuais que foram praticados contra Dirceu pelo ex-juiz federal e atual senador Sergio Moro.

No STF, a defesa de José Dirceu alegou que a Segunda Turma da Corte considerou, em 2021, que Sergio Moro foi parcial ao julgar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e determinou a anulação da sentença envolvendo o caso do triplex do Guarujá. Dessa forma, a defesa do ex-ministro pediu a extensão dos efeitos da decisão.

Em 2016, Moro, então responsável pela 13ª Vara Federal em Curitiba e principal juiz que atuou na Lava Jato, condenou Dirceu a 23 anos e 3 meses de prisão. A condenação tinha sido solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF).

(com informações da Agência Brasil)

Tópicos