Senador Randolfe Rodrigues anuncia que está de mudança para o PT
Lider do governo no Congresso Nacional estava sem partido desde que se desfiliou da Rede Sustentabilidade por discordâncias com a ministra Marina Silva

O senador Randolfe Rodrigues, que havia anunciado sua desfiliação da Rede Sustentabilidade neste ano, disse nesta segunda-feira que está de mudança para o PT. A saída do senador da Rede ocorreu em meio ao imbróglio sobre a exploração de petróleo a 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas e à discordância sobre o assunto com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva - uma das lideranças do partido.
O anúncio foi feito pelo próprio senador, que participa nesta segunda-feira de uma agenda junto com o presidente Lula no Amapá, estado pelo qual Randolfe foi eleito. "No início deste ano foi necessário um desligamento partidário meu. Me perguntam, presidente, qual a minha escolha partidária e eu lhe respondo em primeira mão para o senhor e todos os que estão ouvindo. O meu partido é o partido de Lula”, disse Randolfe, surpreendendo, inclusive, o presidente Lula.
Caso o ingresso no Partido dos Trabalhadores seja confirmado, essa seria a segunda passagem de Randolfe pelo PT. O senador integrou os quadros do partido entre o final da década de 1990 e 2005, quando deixou a sigla para se juntar ao recém-fundado Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
Randolfe estava na Rede Sustentabildiade desde 2015. Em maio deste ano, ele anunciou sua saída do partido que ajudou a fundar junto com a ministra Marina Silva em meio a críticas sobre a decisão do Ibama contra pesquisa de petróleo na costa do Amapá. O Ibama é subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, chefiado por Marina.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio



