Belo Horizonte
Itatiaia

Saiba onde fica terreno oferecido ao IFMG para sediar campus da instituição em BH

Terreno na Avenida Afonso Vaz de Mello foi oferecido pela prefeitura em carta enviada à direção do instituto técnico

Por
Instituto Federal de Minas Gerais realiza eleições em todos os campi
Instituto Federal de Minas Gerais realiza eleições em todos os campi • Divulgação/ IFMG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) recebeu, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), uma oferta de uso de um terreno na Avenida Afonso Vaz de Mello, no Barreiro, para sediar o campus da instituição na cidade. A proposta consta em carta de compromisso enviada à reitoria da entidade na última sexta-feira (24) e obtida pela Itatiaia.

O terreno mencionado pela Prefeitura de BH fica no número 900 da avenida. A oferta do espaço vai ao encontro do desejo de lideranças políticas da cidade de instalar o campus BH do IFMG no Barreiro. Inicialmente, a ideia era ofertar os cursos no bairro Buritis, onde funciona a reitoria da instituição de ensino.

Os trâmites para a instalação de um IFMG em BH estão ligados à nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ideia é construir, em todo o estado, oito novas unidades da escola técnica.

Articulação de moradores

A carta de compromisso tem, ainda, um texto que defende a escolha do Barreiro como sede do espaço.

“Na estratégia de desenvolvimento para a Regional Barreiro é fundamental a consolidação de novas centralidades (locais, regional e metropolitana) e de pólos econômicos, conforme as diretrizes e legislações urbanísticas municipais, previstas no Plano Diretor, como forma de reforçar a autonomia e independência da região com o centro tradicional de BH. O Barreiro apresenta diversidade de atividades capazes de atender seus habitantes, de outras regiões próximas e até de municípios vizinhos”, diz a justificativa.

A ida do IFMG para o Barreiro foi defendida por moradores da região. Eles chegaram, inclusive, a acionar parlamentares como o deputado estadual Betão e o deputado federal Rogério Correia — ambos do PT — para engrossar as articulações.

“O direcionamento do Instituto para a região vai contemplar, a curto prazo, cerca de 1400 alunas e alunos, impactando na capacitação de mais de 80 mil alunos nos próximos anos. Depois de tanta luta e mobilização esse é mais um passo importante”, afirmou Betão.

Governo federal deve destinar R$ 15 milhões

A cessão de um terreno municipal funciona como uma contrapartida da prefeitura para viabilizar a construção dos prédios educacionais. Segundo outro documento obtido pela reportagem, o governo federal deve destinar R$ 15 milhões para o custeio da implantação do IFMG-BH.

A Itatiaia questionou a prefeitura a fim de saber qual a atual utilização do terreno oferecido ao IFMG. Se houver resposta, este texto será atualizado.

O Ministério da Educação (MEC) também foi procurado pela reportagem. “O MEC deu o prazo de 30 de maio para recebimento dos planos de implantação dos 100 novos campi de Institutos Federais que integram o Novo PAC do governo federal. Portanto, o MEC somente se pronunciará após esta data, de posse das documentações oficiais dos institutos federais”, informou a pasta.

Por

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.