Itatiaia

Quem pode assumir a vaga de Dallagnol?

Primeiro suplente é Carlos Hauly, ex-PSDB, mas condição dele tomar posse é contestada

Por
Luiz Carlos Hauly é o primeiro suplente
Luiz Carlos Hauly é o primeiro suplente • Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O ex-deputado Carlos Hauly (Pode-PR) pode ocupar a cadeira deixada pelo ex-procurador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol (Pode-PR), que teve o mandato de deputado federal cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta terça-feira (16).

Leia mais:
TSE cassa mandato de Deltan Dallagnol por unanimidade
Entenda a decisão do TSE que levou à cassação do mandato de Deltan Dallagnol

Dallagnol foi o deputado mais votado do Paraná com 344 mil votos. Hauly é o primeiro suplente do Podemos. Ex-tucano, ele foi deputado federal por sete vezes, prefeito, vereador, secretário da Fazenda e, junto com o ex-presidente do Sebrae, Carlos Melles, ficou conhecido como um dos criadores do Simples Nacional e do Microempreendedor Individual (MEI).

Hauly foi um entusiasta da candidatura do lava-jatista. A princípio, se a cassação for confirmada, a vaga será do ex-tucano. No entanto, há quem argumente que, como Hauly não alcançou o quociente eleitoral (número de votos válidos, dividido pelo número de cadeiras), tendo apenas 11 mil votos, pode ser que a cadeira seja ocupada por Itamar Paim (PL) que teve 47.052 votos.

Por

Edilene Lopes é jornalista, cientista política, repórter e colunista da Itatiaia e analista da CNN Brasil. Com experiência em coberturas nacionais e internacionais, tem ampla experiência em entrevistas exclusivas com presidentes da República. Foi eleita a melhor repórter de rádio do Brasil pelo Troféu Mulher Imprensa e também venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados.

 

 

Belo Horizonte