Programa para declarar Imposto de Renda é liberado e já tem mais de 500 mil downloads
O prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física terá início em 15 de março e se estenderá até 31 de maio

A temporada de entrega da declaração do Imposto de Renda da pessoa física está prestes a iniciar, começando em 15 de março e encerrando em 31 de maio. Em antecipação a esse período, a Receita Federal anunciou nesta terça-feira (12) a disponibilidade do software para a elaboração da declaração de 2024.
O software, desenvolvido pelo Serpro, empresa governamental especializada em tecnologia e responsável pelo processamento do IRPF, já está disponível para download. Desde o anúncio, o Serpro vem monitorando em tempo real o número de downloads realizados. Até a tarde de segunda-feira (11), mais de 500 mil downloads foram contabilizados. Além disso, mais de 200 mil declarações pré-preenchidas foram solicitadas.
O software está acessível para algumas plataformas, incluindo Windows, MacOS e Linux, além da versão Multiplataforma. Para os contribuintes que preferem outras opções, há a possibilidade de realizar a declaração através do site oficial da Receita Federal ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones e tablets com sistemas operacionais Android e iOS.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Centro Universitário e Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Foi finalista do Prêmio CNT de Jornalismo em 2025. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
