Itatiaia

Portaria para ampliar terrenos de Reforma Agrária sem gastar recursos públicos fica pronta até abril

O levantamento do INCRA sobre os terrenos que podem ser entregues em troca do abatimento de dívidas e portaria com as regras devem ser divulgados até o mês que vem

Por
Reforma Agrária Elza Fiuza Agencia Brasil.webp
Governo quer ampliar terrenos de Reforma Agrária sem tirar recursos dos cofres públicos • Elza Fiúza

O Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA-MG) está preparando um levantamento com a lista de todas as propriedades que têm debito com a União e que podem ser absorvidas pelo governo federal. O Grupo de Trabalho tem a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Advocacia Geral da União (AGU). O objetivo é aumentar o número de terras para a Reforma Agrária sem que o poder público tenha que pagar por elas. Os terrenos serão usados para ampliar o número de famílias assentadas.

O levantamento será enviado para os Estados para que cada ente federado faça a apuração detalhada da situação dos imóveis. A União está checando, por exemplo, junto às procuradorias de fazenda quais são as dívidas dos imóveis e se eles estão penhorados ou não.

Além do levantamento, governo federal está finalizando uma portaria com as normas e procedimentos.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Por

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast 'Abrindo o Jogo', que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

 

 

Belo Horizonte