Belo Horizonte
Itatiaia

PT já tem data para oficializar Patrus Ananias como candidato ao Governo de Minas

Partido deve lançar a pré-candidatura em evento no estado na próxima segunda-feira (20); o deputado federal e ex-prefeito de BH se encontrou com Lula na última quinta (16)

Por
Patrus Ananias vai lançar Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional
Patrus Ananias deve concorrer ao Governo de Minas pelo PT • Partido dos Trabalhadores

A oficialização do deputado federal Patrus Ananias como o candidato do PT ao Governo de Minas Gerais deve ser feita em entrevista coletiva em Belo Horizonte na próxima segunda-feira (20). O parlamentar se reuniu em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última quinta-feira (17) e, mesmo sem bater o martelo, as tratativas ficaram definidas para que o anúncio fosse feito no estado, conforme informaram fontes do partido à coluna.

 

Nesta sexta-feira (17), a presidente do PT em Minas, a deputada estadual Leninha, disse que Lula e Patrus discutiram questões relacionadas ao estado, como o ensino profissionalizante e a dívida com a União. 

 

A situação do PT na disputa eleitoral em Minas começa a se clarear a menos de um mês para o fim do prazo para o registro das candidaturas. Com Pacheco, a principal ideia de Lula, fora do rol de opções, o partido voltou-se aos próprios quadros. Em um primeiro momento, a ideia era ter Marília Campos no páreo, mas a ex-prefeita de Contagem não abriu mão de concorrer ao Senado. Diante deste cenário, o nome de Patrus ganhou força nas últimas semanas. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto.

 

Aos 74 anos, Patrus está em seu terceiro mandato como deputado federal, foi prefeito de Belo Horizonte entre 1993 e 1997. Junto a Lula, foi o 1º Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil e também chefiou brevemente a pasta de Desenvolvimento Agrário no governo de Dilma Rousseff (PT).

 

Por

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.