Itatiaia

A uma semana da eleição, mais de 300 candidatos mineiros não receberam um centavo do fundo eleitoral

De acordo com portal de dados abertos do TSE, 334 candidatos a deputado estadual e federal por Minas Gerais estão com o caixa de campanha zerado mesmo com as urnas se avizinhando

Por
Não foi informado quem era o dono do dinheiro roubado
Fundo eleitoral movimenta dinheiro às centenas de milhões de reais, mas os recursos não chegam para todos • Pexels | Reprodução | Imagem ilustrativa

A pouco mais de uma semana para as eleições, 333 candidatos a deputado estadual e federal em Minas Gerais ainda não receberam nenhum centavo para realizar campanha. Embora o período eleitoral movimente centenas de milhões de reais no estado, há contas que não viram a cor da grana dos fundos partidários.

 

Em consulta feita pela Itatiaia ao portal de dados abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizados pela última vez nesta quarta-feira (23), são listados 243 candidatos a deputado estadual e 90 a deputado federal sem arrecadação registrada na Justiça Eleitoral.

 

Ao todo, candidatos de 23 partidos não declararam nenhum recurso arrecadado por suas campanhas. O Mobiliza lidera a lista com 70 postulantes de conta zerada  e é seguido pelo Podemos, com 42, e pelo PDT, com 41.

 

As contas eleitorais podem ser prestadas à Justiça Eleitoral até 3 de novembro, portanto, é possível que o cenário atual seja fruto de uma desatualização. No entanto, entre 9 e 13 de setembro, o TSE já determinou uma declaração parcial dos gastos e arrecadações de campanha. 

Por

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

 

 

Belo Horizonte